GERAL

Consulado confirma roteiro de Príncipe Herdeiro do Japão

O Consulado Geral do Japão confirmou na quarta-feira (28), o roteiro da visita do Príncipe Herdeiro, Naruhito, ao Brasil, onde participa das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa, o Imin 100. A grande novidade é que o Príncipe pernoita em Maringá no dia 22 de junho, data das festividades no Paraná. A visita ao Brasil vai durar nove dias.

A comitiva parte de Tóquio no dia 16 de junho, faz escala em Nova York e chega ao Brasil no dia 18 de junho, por Brasília. Nos dias 19, 20 e 21 o Príncipe Naruhito participa de várias comemorações do Imin 100 em São Paulo e em Santos, porto onde chegou o Kasato Maru, primeiro navio que trouxe imigrantes japoneses ao Brasil.

No dia 22 de junho a comitiva chega a Londrina, partindo em seguida para Rolândia, onde será a solenidade oficial do Imin 100 no Paraná. No mesmo dia Naruhito vem via terrestre para Maringá. A Prefeitura ainda não definiu o roteiro na cidade, confirmando apenas a visita às obras do Parque do Japão.

A comitiva parte no dia seguinte de Maringá para Belo Horizonte e Rio de Janeiro, de onde volta para o Japão no dia 25 de junho, passando ainda pelos Estados Unidos. O Príncipe Herdeiro vem a convite do governo brasileiro, por ocasião do centenário da imigração japonesa.

No final de abril o vice-consul do Japão, Motohiro Hoshino, esteve em Maringá para conhecer parte do roteiro da Comitiva Imperial, composta por cerca de 60 pessoas. Hoshino visitou as obras do Parque do Japão, o aeroporto e alguns hotéis, onde a comitiva ficará hospedada. Além do Parque do Japão, o público poderá ver o Príncipe Herdeiro no aeroporto, no dia da partida, 23 de junho.

PMM