SAÚDE

Maringá já superou meta do Ministério da Saúde na vacina da gripe

A Secretaria da Saúde de Maringá vacinou até sexta-feira da semana passada 25.078 idosos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, superando a meta do Ministério da Saúde para este ano.

Mesmo assim, adianta o secretário Antônio Carlos Nardi, todos os postos estão mobilizados até esta sexta, dia 16 de maio, para superar a vacinação do ano passado quando mais de 90% da população acima de 60 anos foi imunizada.

A meta do ministério que era de 70% em 2007, este ano saltou para 80% das pessoas com 60 anos ou mais em cada município.

Como Maringá tem pouco mais de 30 mil pessoas nesta faixa etária, deveria vacinar 24 mil.

“Já vacinamos 83,44% dos idosos do município”, revela a coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes.

Ela reforça que as pessoas com 60 anos ou mais que ainda não tomaram a dose podem se vacinar em um posto de saúde, na Secretaria da Saúde e no NIS III Zona Norte.

Mesmo os idosos imunizados ano passado precisam tomar a dose este ano porque a vacina é feita com os vírus mais importantes que estão no ar nesta temporada.

Segundo o secretário Antônio Carlos Nardi, a partir do início da campanha do Ministério da Saúde, reduziu em quase 70% as internações de idosos decorrentes de complicações da gripe.

Ele adianta ainda que o ideal é a pessoa tomar a dose agora, garantindo a imunização no período mais crítico do inverno.

Os idosos sem condições de se deslocar até o posto recebem a vacina em casa, mas para isso é preciso um familiar se dirigir até uma unidade de saúde e solicitar o serviço.

A vacina é de graça para todas as pessoas com 60 anos ou mais, e a única contra indicação é para pessoas com alergia severa a gema de ovos de galinha.

Mesmo se a pessoa apresenta um quadro de gripe ou resfriado, pode tomar a vacina.

A única recomendação é levar a carteira de vacinação para ser atualizada.
PMM