CAMPANHA

Empresários farão campanha de conscientização sobre tabagismo

Donos de bares, restaurantes e casas noturnas de Maringá vão iniciar, no próximo dia 31 de maio, uma campanha de conscientização dos clientes sobre a proibição do fumo em ambientes fechados. Na data, Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, os estabelecimentos pretendem fixar cartazes sobre a proibição, distribuir folhetos alertando para a legislação e uniformizar os funcionários com camisetas abordando o tema.

A intenção é envolver a maioria dos estabelecimentos, especialmente os que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a Promotoria do Trabalho e a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, se comprometendo a cumprir a legislação. No total são três leis proibindo o consumo de cigarros ou similares em ambientes fechados, uma lei federal, uma estadual e uma municipal.

O maior problema detectado pelos empresários, de acordo com o sindicato da categoria, é a resistência dos clientes. Especialmente quando um estabelecimento vizinho não proíbe o cigarro e confunde o cliente. Outra questão levantada pelos empresários é que o cliente de fora, onde a legislação não é cumprida, questiona a proibição em Maringá.

A intenção da campanha que será lançada no dia 31 de maio é mostrar que os bares, restaurantes, lanchonetes e casas noturnas de Maringá estão cumprindo a legislação. “Vamos mostrar que em Maringá se cumpre a lei”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Rosangela Treichel. Ela adianta que, além do poder público e das empresas do setor, a intenção é convocar conselhos municipais e entidades de todos os setores para a campanha.

Para o representante da Associação Mundial Antitabagismo, Wilson Bespalhuk, Maringá está sendo modelo de combate ao tabagismo. “São mais de cinco anos de luta que tem mobilizado cada vez mais pessoas”, comenta. Ele observa que atualmente poucas pessoas fumam em locais públicos, e mesmo em bares e lanchonetes da periferia é possível ver placas proibindo o fumo em ambientes fechados.

PMM