GERAL

Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa tem início no dia primeiro de maio

A primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa deste ano será realizada de primeiro a 20 de maio. A expectativa é a de que 9,5 milhões de animais sejam imunizados.

O pecuarista que deixar de vacinar o rebanho receberá multa no valor de R$ 81,44, por animal. Além da multa, o Governo vacinará o gado e cobrará o custo da vacina.

Uma das preocupações da Campanha é a região da fronteira entre o Paraná e o Paraguai. Para intensificar a vigilância nessa região, haverá vacinação acompanhada em todas as propriedades limítrofes a outros países e estados.

De acordo com o georreferenciamento feito pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, deverão ser visitadas cerca de 2.300 propriedades.

Este ano também, a Secretaria reforçoou a estrutura técnica, com a incorporação de 45 médicos veterinários ao Departamento de Fiscalização (Defis). Com isso espera-se atingir melhores índices de vacinação, ou manter os já obtidos em anos anteriores, que foram superiores a 98%.

Na última campanha de vacinação contra febre aftosa realizada no Paraná, em novembro de 2007, o índice foi de 98,44%. O objetivo é vacinar 100% do rebanho.

Os altos índices de animais imunizados e o fato de o Paraná estar sem ocorrência da doença desde 2005, devem promover o reconhecimento internacional do Estado como área livre de febre aftosa com vacinação.

Os documentos, que comprovam que não há riscos da doença no Paraná, já foram enviados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pelo Ministério da Agricultura à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

ACIM