GERAL

Mais de 2,7 milhões de idosos foram vacinados

Pelo menos 2,7 milhões de idosos receberam vacina contra gripe até as 17 horas deste sábado (26), primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde com dados de 5.260 municípios de todo o País mostra que foram imunizadas 2.744.288 pessoas.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar neste ano 13 milhões de pessoas - o que corresponde a 80% da população de idosos no Brasil. A campanha que está neste ano na sua 10ª edição, vai até dia 9 de maio. Além de receber vacina contra gripe, idosos podem atualizar sua carteira e se proteger contra difteria, tétano. Nos locais de risco para febre amarela, a vacina contra doença também estará disponível.

Paraná

No Paraná, a meta da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná é imunizar aproximadamente 700 mil pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde a 80% da população idosa residente no estado. Só em Curitiba, a estimativa é que 122 mil idosos recebam a dose da vacina. As pessoas encontrarão a vacina em todas as unidades municipais de saúde, durante o horário de atendimento, até o dia 9 de maio.

Vacinação

Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem se vacinar, mesmo cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou com outro estado associado à baixa imunidade. Podem ser vacinados também os portadores de doenças neurológicas, crônico-degenerativas (Parkinsom, Alzheimer, sequelados de AVC, demência, entre outros).

Pessoas que têm alergia grave à proteína do ovo ou que tiveram problemas com a dose anterior não podem tomar a vacina. O Ministério da Saúde recomenda precaução no uso da vacina para indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré. Em caso de dúvida deve-se procurar a orientação de um médico.

Dados mundiais divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que a vacina pode prevenir até 70% das pneumonias e hospitalizações relacionadas à gripe.

ACIM