GERAL

Clínica Odontológica da UEM inaugura Setor de Radiologia

A Clínica Odontológica da UEM inaugura, hoje, sexta-feira (11), às 9h30, o Setor de Radiologia, equipado como o mais moderno aparelho de Raio-X Panorâmico. O equipamento foi adquirido com recursos do Fundo Paraná/Seti. Importado da Itália. No início da próxima semana, receberá um chip que permitirá que funcione como um tomógrafo convencional.

Segundo a professora Lílian Cristina Vessoni que, juntamente com a colega Mariliani Chicarelli, passou por treinamento para operar o aparelho, o Raio-X Panorâmico permite uma visão global da maxila, da mandíbula e de todos os dentes, inclusive da articulação têmporo-mandibular. É útil para todas as especialidades odontológicas, especialmente para a ortodontia e a cirurgia buço-maxilo-facial. Esta última especialidade é oferecida pela UEM em curso de residência.

Vessoni explicou que a UEM já está oferecendo esse atendimento aos pacientes e que a demanda é grande. Como os custos das películas radiográficas e dos produtos químicos de processamento estão sendo bancados pela Clínica, não há como ampliar o atendimento. Outra preocupação é em relação aos altos custos de manutenção do aparelho. Neste momento, eles estão sendo cobertos pela garantia, mas é preciso se pensar nisso para quando ela vencer.

O chefe do Departamento de Odontologia, André Gasparetto, explicou que a UEM vai entrar com processo de credenciamento junto ao SUS. Para isso, está gestionando junto à Secretaria de Saúde do Paraná. Gasparetto explica que o aparelho fez parte dos sub-projetos apresentados ao Fundo Paraná por ele em 2004, dentro do Projeto Programa de Integração das Ações Comunitárias em Saúde Bucal à Estratégia de Saúde da Família, no valor total de R$ 200 mil. Segundo o professor, quase todos os sub-projetos já estão executados.

UEM