GERAL

Saúde capacita médicos do PSF e da rede básica

A Secretaria da Saúde de Maringá iniciou esta semana a capacitação dos médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e da rede básica de atendimento na área de dermatologia. O treinamento é realizado em parceria com o Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que disponibiliza os especialistas. A intenção é capacitar os médicos da rede pública municipal em outras especialidades.

A maioria dos médicos do PSF e das unidades básicas é formada por pediatras e clínicos gerais que, através do treinamento, estarão habilitados para encaminhamento de pacientes com problemas de pele. A diretora de Promoção e Assistência à Saúde do município, Rosimeire Munarin Ruiz, explica que o objetivo principal é otimizar o atendimento para as consultas especializadas.

Hoje existe uma fila de espera por estas consultas, e muitas vezes o problema do paciente pode ser solucionado sem a intervenção do dermatologista, “enquanto casos com certa gravidade são obrigados a aguardar uma vaga”, revela. Os médicos estão recebendo noções básicas de dermatologia, mas vão estar capacitados a identificar os casos mais graves e fazer um encaminhamento mais seguro e rápido, reduzindo a ansiedade causada pela espera.

O treinamento é dividido em dois módulos, apresentando o conteúdo e aula prática para os profissionais terem uma noção melhor de cada especialidade. Rosimeire adianta que esta é a primeira de uma série de especialidades que serão levadas aos médicos do PSF e das unidades básicas. “O pessoal do PSF atende todo tipo de paciente, e com o treinamento terão melhores condições de avaliar e encaminhar para as consultas especializadas”, diz ela.

A capacitação será oferecida também em outras áreas onde existe o mesmo problema de fila de espera para as consultas especializadas. Os cursos vão depender da disponibilidade dos médicos especialistas da UEM. O curso é realizado no Hospital Universitário.

PMM