EDUCAÇÃO

Comissão estadual avalia ensino superior na UEM

A Comissão Especial de Avaliação do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná realizou mais uma reunião de trabalho, ontem à tarde (19), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Instituída pelo governador Roberto Requião (Decreto n.º 2856, de 22.4.04), com o objetivo de avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas universidades e faculdades estaduais, a comissão é composta por um representante de cada instituição e presidida pelo professor José Tarcísio Pires Trindade, coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O encontro de ontem na UEM foi o terceiro de uma série que a comissão deve realizar até o fim do ano. As duas primeiras reuniões ocorreram respectivamente em Curitiba e Ponta Grossa, e ontem os integrantes discutiram temas específicos sobre os programas dos currículos dos cursos de graduação das instituições estaduais de ensino superior (IEES). De acordo com Trindade, o objetivo do governo é melhorar o ensino superior.

“A comissão de avaliação foi instituída exatamente com o intuito de fazer com que o sistema de ensino superior mantido pelo Estado, cada vez mais se destaque e tenha um compromisso social com o povo paranaense”. Estrutura física, condições de trabalho, instalações de laboratórios, contratação de professores e outras variáveis integram a pauta geral de avaliação. Trindade esclarece que a Seti deseja planejar o ensino, prevenindo e evitando questões que possam causar prejuízos ao ensino superior. Entretanto, a pauta de discussão é elaborada pela própria comissão. “A própria comunidade universitária, com os seus representantes, está definindo o andamento dos trabalhos da comissão”, garante Trindade.

Além das reuniões, a comissão está realizando seminários. O primeiro ocorreu em Curitiba e outros dois serão organizados até o fim deste ano, quando deverá ser formatado um programa de avaliação institucional para todo o Estado. “O que a comissão vai fazer servirá de subsídio para as políticas públicas do governo estadual no setor de ensino superior”, adianta Trindade.

Além de Trindade, participaram da reunião realizada na UEM, Osvaldo Alves dos Santos e Neide Arrias Bittencourt (UEM), Ricardo de Jesus Silveira (UEL), Jackelyne Corrêa Veneza (UEPG), Eduardo Nunes Jacondino (Unioeste), Reinaldo Francisco e Carlos Stauge (Unicentro), Josimeri Aparecida Grein (Faep/Senar-PR), Solange Maranho Gomes (FAP – Faculdade de Artes do Paraná), Solange Garcia Pitangueira (Embap - Escola de Música e Belas Artes do Paraná).
UEM