GERAL

Guardadores de carro aprovam cadastro da Prefeitura

Começou nesta quinta-feira (7) o cadastramento dos guardadores de carro do município. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), tem o objetivo de identificar o serviço, encaminhar os guardadores para cursos profissionalizantes e proporcionar segurança para a população. As pessoas cadastradas também receberão um colete com número de identificação.

Até a próxima quarta-feira (14), os guardadores poderão fazer o cadastro, levando documentos pessoais (RG e CPF), na sede da Guarda Municipal, localizada no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio (Praça da Prefeitura), entre 8 e 17 horas. A expectativa é que 80 guardadores realizem o cadastro.

Para o guardador de carro, Marcos Alberto Francini, o cadastro é bom porque as pessoas vão ficar mais tranqüilas. “Elas vão ver o colete e saber que temos o cadastro da Prefeitura e trabalhamos corretamente”, declarou o guardador que trabalha há dois anos neste serviço.

Odair dos Santos trabalha há oito anos como guardador de carro e acha que o cadastro vai melhorar o trabalho nas ruas. “Esse cadastro vai facilitar o nosso trabalho, pois as pessoas vão saber que estamos procurando regularizar nossa situação.”

De acordo com a secretária da Sasc, Sandra Franchini, o cadastro não regulariza o serviço, mas significa que os guardadores de carro estão inseridos no processo de capacitação. “Esta ação faz parte do projeto da Prefeitura de identificação do serviço. Nosso objetivo é cadastrar todos os guardadores de carro, encaminhá-los para cursos de capacitação e através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), verificar quais são as necessidades básicas de cada um e atendê-los nos programas assistenciais”, explica a secretária.

Os guardadores cadastrados deverão participar de um curso básico composto de temas como Relações Interpessoais; Saúde e Segurança no Trabalho; Meio Ambiente e Ética e Cidadania. A capacitação terá início no dia 16 deste mês.

Os profissionais dos CRAS farão visitas domiciliares para confirmar os dados do cadastro e levantamento sócio-econômico. Detectada a necessidade de apoio sócio-econômico, as famílias ou indivíduos poderão ser incluídos nos programas e benefícios sociais ou previdenciários, conforme o caso.

Os cadastrados também serão encaminhados para programas de capacitação profissional e programas e serviços educacionais como Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Para realizar o projeto a Sasc conta com a parceria das Secretarias de Educação, Transportes e Saúde, Gerência de Defesa Social, Conselho de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Senac, Convention Bureau, Fundacim, Organizações Não Governamentais e empresas privadas.

Serviço: Informações com a secretária da Sasc, Sandra Franchini, no telefone 3221-6400

PMM