INFRAESTRUTURA

Com sete novas licitações, obras paralisadas da UEM e HUM serão retomadas em 2024; saiba quais

Editais visam finalização de obras paralisadas e execução de reformas em prédios do câmpus sede, do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, e do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Com sete novas licitações, obras paralisadas da UEM e HUM serão retomadas em 2024; saiba quais
Os valores para as licitações foram repassados pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além do Ministério da Saúde. - Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu sete processos de licitação de obras e serviços de engenharia. São editais que visam à finalização de obras paralisadas e execução de reformas em prédios do câmpus sede, do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, e do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Um dos editais prevê a conclusão do Bloco I24, esperado há 12 anos. A finalização da obra é bastante aguardada pela comunidade, especialmente pelos estudantes e professores ligados aos departamentos de História e Ciências Sociais. Também será feita a pintura do Bloco B09, no câmpus sede, que abriga o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT). O local receberá implantação da identidade visual da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

Outro edital de licitação trata da revitalização dos telhados, beirais e forros dos Blocos G80, G90 e H78. Também será construído um posto de vigilância e instalada iluminação pública no Câmpus Regional do Vale do Ivaí.

Outros três editais envolvem a retomada de obras no HUM. A principal delas é a conclusão do Bloco S05, que abriga o Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado do Hospital. O objetivo da reforma é ampliar para 11 o total de salas do Centro Cirúrgico - atualmente, são quatro.

Segundo um estudo realizado pela Sesa, o aumento do número de salas cirúrgicas permitirá ampliar em 50% a capacidade de atendimento do hospital. Isso significa que ele poderá realizar mais de 11 mil cirurgias por ano, o que irá beneficiar milhares de pessoas. O prazo de execução da obra é de 24 meses após a ordem de serviço.

Também está prevista a conclusão das obras do Bloco S40, onde ficará a Unidade de Reabilitação Física e Mental. Quando pronta, a unidade deve abrigar serviços de reabilitação e condicionamento físico, atendimento ao autista e academia ao ar livre. A expectativa é que a ampliação do espaço permita resultados mais efetivos na recuperação dos pacientes, o que reflete em um melhor gerenciamento da oferta de leitos.

A última intervenção é a conclusão das obras da Central de Resíduos de Serviços de Saúde, localizada no Bloco S37 do HUM.

Os valores para as licitações foram repassados pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além do Ministério da Saúde.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento