EMPREGO

Administração municipal gerou 13 mil empregos em três anos

A política adotada pela administração Silvio Barros para atrair novas empresas e investimentos para o município através de cursos de capacitação, cessão de barracões industriais, implantação da Lei da Micro e Pequena Empresa e bom relacionamento com o setor empresarial, somado ao aquecimento da economia nacional, destacam Maringá na geração de empregos.

Em três anos – 2005, 2006 e 2007 - a cidade gerou quase 13 mil empregos distribuídos em diversos setores, mas principalmente nas áreas da indústria e serviços. Este ano a expectativa é que Maringá ofereça cerca de 5 mil vagas, o que representa em quatro anos 18 mil novos postos de trabalho.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni comemora os dados apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. “O prefeito Silvio Barros assumiu um compromisso com a comunidade de gerar 10 mil empregos durante sua administração. Estamos no início do quarto ano de mandato é já conseguimos superar esse número. Nossa expectativa é que até o final dessa administração teremos alcançado 18 mil novos postos de trabalho no município, um índice extremamente positivo para nossa cidade”.

De acordo com os dados do Caged em 2005 foram criados 2.877 postos de trabalho na cidade, sendo que o comércio foi o setor que mais contratou. Em 2006 o setor de serviços foi o responsável por oferecer mais vagas em Maringá, que somado a outros setores criou 4.111. Já o saldo de 2007 foi de 5.907 novos postos de trabalho quando o setor de serviços foi responsável por ofertar mais vagas seguido pelo comércio e indústria de transformação.

“Tivemos um grande fortalecimento no setor de indústria metal-mecânica e também em serviços tecnológicos. Estamos indo pelo caminho certo e vamos continuar adotando políticas que coloquem Maringá no ranking das cidades que mais geram empregos no país”, comenta Santinoni.

Compromisso

Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo os novos postos de trabalho foram gerados no município graça à política implantada pelo prefeito Silvio Barros e à confiança despertada pela atual administração junto à classe empresarial.

“Os investimentos na área industrial estão sendo mais intensos, originando um crescimento sólido e consistente.

Isso está sendo possível com a manutenção da tendência de crescimento na área de geração de emprego, aliás, uma meta que tem sido buscada intensamente pela administração do prefeito Silvio Barros, que investe na qualificação profissional, estabelece critérios para conceder benefícios para instalação ou relocação de empresas cujo um dos maiores critérios para receber benefícios é o número de empregos que serão gerados. Além disso, apostamos nas propostas inseridas na Lei Municipal da Micro e Pequena Empresa, quando fomos o primeiro município do país a implantar a lei”, informa Santinoni.

PMM