SERVIÇO

Setran realiza blitz para orientar motociclistas que trabalham com entrega de mercadorias

Para orientar motociclistas que trabalham com serviços de entrega de mercadorias sobre a nova regulamentação para o transporte de cargas, a equipe da Secretaria dos Transportes – Setran, vai realizar nesta terça e quarta-feira (22 e 23) blitze educativas alertando a categoria sobre a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que exige padronização no baú de cargas.

A medida vai alertar os motociclistas quanto à necessidade de regularização das motos para a realização de credenciamento das empresas, autônomos e condutores junto à Secretaria dos Transportes. O cadastro deverá ser realizado na sede da Setran, antigo aeroporto, a partir do dia 11 de fevereiro.

O secretário dos Transportes, Walter Guerlles, explica que somente com a regularização será possível a alteração da placa de identificação da motocicleta para cor vermelha. “Vamos realizar essas blitze para primeiro orientar os motociclistas que trabalham com transporte de cargas sobre as exigências do Contran que serão a garantia para a circulação com placa vermelha. Depois das motos regularizadas os motociclistas devem ir à Setran e fazer um cadastro . Assim vamos preservar a segurança no trânsito e, principalmente, para quem transporta mercadoria”.

Guerlles participa da blitz desta terça-feira que tem início a partir das 9h30, na praça Raposo Tavares. Na quarta-feira a blitz será na avenida Pedro Taques, na praça Divino Espírito Santo, também às 9h30. Durante as atividades os motociclistas irão receber um panfleto explicativo.

Exigências

De acordo com a Resolução 219 do Contram o baú de transporte de carga deverá ter 60 cm de largura, 70 cm de altura e o comprimento não poderá exceder a extremidade traseira do veículo. Já a grelha deverá ter 60 cm de largura, com comprimento que não exceda a extremidade traseira e altura da carga acomodada não ultrapasse 40 cm de sua base central, medida a partir do assento do veículo.

Os capacetes devem ter adesivos refletivos e o uso de colete é obrigatório. “Os coletes com faixas retrorefletivas e fluorescentes darão mais visibilidade para os motoristas e as caixas baús em altura específica e padrão, de 70 centímetros, não vão atrapalhar a visão do retovisor”, comenta Guerlles.

PMM