COMÉRCIO

Empresários do comércio estão otimistas para 2008

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), divulgada nesta quinta-feira em Curitiba, revelou que o empresariado do setor de bens, serviços e comércio do Estado está otimista em relação a 2008.

A boa notícia que surge desse otimismo é que cresce a intenção de contratar mais empregados, aumentando o número de vagas disponíveis no setor. A pesquisa é realizada semestralmente pela Fecomércio e objetiva identificar as expectativas dos empresários quanto ao desempenho do setor.

Mais de 88% dos entrevistados esperam vender mais nos primeiros seis meses deste ano, em comparação a igual período de 2007.

“Este porcentual é o maior índice obtido desde a implantação da pesquisa, em 2002”, comentou o presidente da entidade, Darci Piana, durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira na sede da Fecomércio.

Entre os motivos para o otimismo dos empresários, foram citados na pesquisa: manutenção da taxa de inflação nas metas estabelecidas pelo Governo Federal, crescimento das exportações, queda dos juros em 2007, ampliação da oferta de crédito, o bom desempenho do agronegócio e o andamento positivo da economia mundial.

Outro item da pesquisa estava relacionado aos investimentos para 2008: quase 37% dos empresários entrevistados afirmaram que pretendem contratar pessoal, número menor apenas que os 46,6% que informou que espera investir nas instalações do negócio.

Essa intenção tem por base a expectativa de expansão contínua do agronegócio, a entrada de mais recursos no mercado por conta do financiamento imobiliário e dos investimentos do Governo Federal no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e no desempenho dos parceiros comerciais internacionais, como Argentina, China, Índia, México e Rússia.

Os empresários do setor apontaram a carga tributária elevada e os pesados encargos sociais como as principais dificuldades para os negócios e que podem exercer alguma influência sobre os resultados positivos esperados para 2008.

“A taxa de juros, mesmo se mantendo nesta trajetória de queda verificada em 2007, ainda é muito alta e inibe investimentos. A política de redução deveria ser mais agressiva”, criticou o presidente da Fecomércio.

Para Piana, a crise imobiliária nos Estados Unidos não deve atingir o Brasil pelo menos no primeiro semestre deste ano.

O presidente da Fecomércio salientou a importância do Sistema S (Sesc, Senai, Sesi, Senac) para os empresários.

“É o primeiro ponto de apoio dos empresários na hora da formação profissional depois dos cursos internos e treinamento no local de trabalho. Isso demonstra a importância do sistema junto ao empresário do comércio de bens, serviços e turismo”, salientou Piana.

ACIM