EDUCAÇÃO

Programa Universidade para Todos disponibiliza cerca de 118 mil vagas

Mais de 75 mil pessoas já se inscreveram no Programa Universidade para Todos (Prouni) que concede bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. As informações são da Agência Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), estão sendo disponibilizadas cerca de 118 mil vagas em 1.142 instituições. A primeira etapa de inscrições encerra no dia 17 de dezembro. A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2004 (Enem).

O secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad, disse que, na segunda etapa de seleção para as vagas que restarem, serão consideradas as notas de Enens anteriores. As inscrições para segunda etapa vão de 20 a 31 de dezembro.

Haddad informou ainda que o ministério vai colocar na internet a nota de corte dos cursos oferecidos pelas instituições privadas. ''A pessoa que se inscreveu, a partir de amanhã (ontem), o mais tardar segunda-feira, vai poder verificar se com sua nota no Enem 2004 as chances estão aumentadas, ou não, em virtude da inscrição dos outros alunos, eventualmente, com notas superiores a dele'', disse.

''Isso poderia prejudicar um bom aluno que, eventualmente, não tenha nota para aquele curso específico, mas tem uma boa nota para outro curso que ele não se interessou em um primeiro momento. Então, ele já vai ter uma indicação de que pode eventualmente refazer a sua inscrição aumentando as suas chances de pré-seleção'', explicou.

As inscrições para o Prouni devem ser feitas pela internet, no endereço: www.mec.gov.br/prouni. Quem não tem acesso a computador pode ligar para o 0800-616161. O MEC dirá qual é a escola ou universidade mais próxima onde ele poderá fazer sua inscrição, porque há várias instituições parceiras que estão fazendo a inscrição.

Para concorrer a bolsa, o estudante deve ser brasileiro, não ter diploma de curso superior, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2004 e que atenda a pelo menos uma das condições do programa: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de deficiência. O estudante deve escolher entre a bolsa integral ou parcial e por até cinco cursos, turnos ou instituições de ensino entre as disponíveis.

Folha de Londrina