SERVIÇO

Prefeitura intensifica vacinação contra febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde fará uma intensificação da vacina contra a febre amarela, neste sábado (12), das 8 às 17 horas. Neste dia só haverá vacinação na Secretaria e durante a semana a vacina estará disponível também em todos os postos de saúde do município.

A ocorrência de casos de febre amarela nos estados de Minas Gerais e Goiás, inclusive com morte, é um dos motivos da preocupação da Secretaria da Saúde que alerta que todas as pessoas que forem viajar para estes estados devem estar vacinadas contra a doença pelo menos dez dias antes da viagem para evitar que venham a contrair a doença e trazê-la para o município.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda que compromete vários órgãos, principalmente fígado e rins. Existem dois tipos da doença, a silvestre que ocorre nas florestas, matas e áreas rurais onde o macaco infectado transmite para o mosquito silvestre (haemagogos e sabethes) que após transmite para o homem e a urbana que ocorre nas cidades onde o homem infectado transmite para o mosquito Aedes aegypti (mesmo mosquito transmissor da dengue) que após transmite para o homem sadio.

Os sintomas iniciam-se de maneira súbita, com febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos. Geralmente, no 3º ou 4º dia, há uma melhora geral e a febre desaparece. Alguns casos evoluem para forma grave, voltando a apresentar febre, diarréia, e vômitos com aspecto de borra de café. A pele fica amarelada e aparecem hemorragias nas gengivas e narinas. Os rins deixam de funcionar. Nesse estágio o doente pode apresentar confusão mental, evoluir para o coma e chegar à morte.

A melhor forma de prevenir é se vacinar. Todas as pessoas a partir de 9 meses de idade devem tomar a vacina. A cada dez anos, deve-se tomar uma dose de reforço da vacina.

Normalmente a vacina não apresenta efeitos colaterais. Entretanto 2 a 5% dos vacinados podem apresentar dor local, febre, dores musculares e dor de cabeça com duração de um a dois dias.

Serviço: Mais informações podem ser adquiridas no Setor de Vacina da Secretaria Municipal de Saúde, com Edlene Loureiro Aceti Goes pelos telefones 3218-3120 ou 3218-3121.

PMM