SERVIÇO

Conselho Tutelar: nova unidade começa atender crianças e adolescentes do município

Com o objetivo de atender melhor crianças e adolescentes com direitos violados e ameaçados foi criado mais um Conselho Tutelar em Maringá. A nova unidade que atenderá a região sul do município começou a funcionar na última semana. Para denunciar casos de violência, opressão, exploração, discriminação, crueldade e negligência, a comunidade pode ligar nos telefones 3901-2276 (Conselho Tutelar - Região Sul) e 3901-1766 (Conselho Tutelar – Região Norte).

De acordo com a secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Sandra Franchini, “todo município com mais de 200 mil habitantes, comporta mais de um conselho tutelar e Maringá já vinha apresentando indicativos desta necessidade há vários anos.“

A implantação de mais um Conselho Tutelar em Maringá é resultado da articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA com a Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores, no final de 2006, viabilizando a aprovação da lei municipal nº. 7406/2006.

Maringá foi a primeira cidade do Brasil a criar um Conselho Tutelar, obedecendo o princípio de prioridade absoluta à causa das crianças e adolescentes e garantido-lhes seus direitos fundamentais frente as políticas públicas. A primeira unidade foi implantada em março de 1991, na gestão do então prefeito Ricardo Barros.

Conselheiros

Os conselheiros João Donizete Francisco Álvaro, Efigênia de Souza Benedito, Sérgio Honório, Ademir Passeri e Aracy Adorno Reis assumiram o Conselho Tutelar no último dia 2. A eleição dos novos representantes foi realizada em maio deste ano, sendo que os cinco mais votados tomaram posse no dia último dia 1º de agosto, no Conselho Tutelar da região norte.

Serviço:

Conselho Tutelar – Região Norte: rua Bernardino de Campos, 581

Conselho Tutelar – Região Sul: rua Joaquim Nabuco, 485

PMM