SEMULHER

Governo federal libera recursos para projeto de geração de renda

A Secretaria Municipal da Mulher recebeu ontem, quarta-feira (19), a aprovação do Governo Federal para o projeto de implementação e geração de renda “Calçando a Cidadania”, por intermédio do deputado federal Ricardo Barros. O custo total do projeto é de R$ 77,897,88, sendo R$ 12.982,98 de contrapartida da Prefeitura. Os recursos possibilitarão a aquisição de materiais e equipamentos para confecção e reformas de calçados e bolsas e ainda cursos nesta área.

O projeto visa garantir a qualificação e profissionalização dos associados, tornado-os competitivos e preparados para a inserção no mercado de trabalho.

Ainda prevê a valorização das atividades da associação e o resgate da auto-estima, proporcionando a conscientização enquanto sujeito político que pode contribuir para que mudanças efetivas ocorram no país, começando por suas vidas e seu município.

Para o presidente da associação, Aparecido da Silva Castro, a notícia chegou em boa hora. “Para nós o Papai Noel chegou mais cedo. A boa notícia é uma vitória para a associação que já não tinha dinheiro para comprar materiais e comercializar os produtos. Participávamos da feira de artesanatos do município, mas tivemos que parar, pois não tínhamos condições de produzir mais calçados e bolsas”, explica o presidente entusiasmado com a notícia.

A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, disse que a aprovação de recursos no final do ano só é possível por uma soma de fatores. “A administração com as contas em dia e certidões negativas; um gestor com sensibilidade para as questões de gênero; uma representatividade parlamentar comprometida com o município e uma Secretaria com uma equipe competente, possibilitam a liberação de verbas para programas como esse que vão beneficiar nossa comunidade”, declara a secretária.

“Estamos felizes pelas conquistas alcançadas neste ano e para mim a administração atual se resume em uma frase que ouvi: Quando tudo estiver dito e feito, que tenhamos mais feitos do que ditos”, afirma Terezinha, ressaltando que ações são mais importantes do que muitas palavras.

O retorno das ações de investimento social, inseridas no projeto de implementação da Bela Arte Associação de Artesões, será revertida à própria comunidade e às mulheres encaminhadas, beneficiando famílias carentes de recursos econômicos, incluindo-as socialmente, através de ações organizadas que promovam e dignifiquem a atividade da associação como importante geradora de ocupação e renda.
“Com os recursos poderemos oferecer mais cursos para as mulheres do Conjunto Requião, sem a preocupação com a compra dos materiais. ”, comemora Castro.

Materiais e equipamentos

O projeto receberá uma máquina de dobrar tintas; máquina de passar cola; duas máquinas reta transporte duplo; uma máquina braquiadeira; uma máquina coluna; computador; impressora multifuncional; cadeira executiva giratória; ventiladores de coluna; mesa em fórmica, purificador de água e armário. Além dos equipamentos permanentes, a associação também vai receber material de consumo para a confecção e reforma de calçados e bolsas, que poderá ser utilizada durante um ano.

O “Calçando a Cidadania” será gerido pela Secretaria Municipal da Mulher e contará com um processo de avaliação realizado pela equipe técnica, juntamente com os profissionais que ministrarão os cursos. O espaço físico é cedido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania que também apóia o projeto.

O curso será realizado por um período de seis meses, com 15 pessoas por turno, nos períodos matutino, vespertino e noturno, três vezes na semana, com quatro horas/aula, totalizando 288 horas de curso, podendo qualificar 90 pessoas ao final de 12 meses.

A administração municipal fica responsável pela continuidade do projeto viabilizando, espaço físico, recursos humanos, bem como parcerias necessárias a garantia do desenvolvimento do projeto.

Serviço: Informações na Secretaria da Mulher, com Terezinha Pereira, pelo telefone 3221-1274.

PMM