ECONOMIA

Orientações do Procon podem ajudar nas compras de Natal

Compras de final de ano significam corre-corre, lojas cheias, filas nos caixas, muitos pacotes e, às vezes, alguns problemas. Assim, para fazer uma boa compra é preciso estar atento a algumas recomendações elaboradas pelo Procon-PR e que podem ajudar o consumidor a evitar aborrecimentos.

"A primeira recomendação é não comprar por impulso. É importante que se faça uma lista das pessoas a quem se deseja presentear e as diversas opções do que comprar para cada uma delas", explica o coordenador do órgão, Algaci Túlio. "Lista pronta, é hora de programar as compras e fazer uma pesquisa, pois há diferenças de preços de um mesmo produto entre os estabelecimentos. Os gastos devem ser planejados para não comprometer o orçamento doméstico".

Para o Procon, deve ser dada preferência ao pagamento à vista, uma vez que os juros estão muito elevados. Para o cartão de crédito, o preço eqüivale ao valor à vista e não existe acréscimo nem quantia mínima para a compra. Mas se a opção for a da compra a prazo, como não há tabelamento de juros, deve-se pesquisar as taxas praticadas entre as financeiras. O consumidor tem direito à informação prévia e adequada sobre a taxa anual de juros, mora e acréscimos legais previstos, número e periodicidade das prestações e valor total a pagar, com e sem financiamento.

Nas aquisições à vista vale pedir desconto, não esquecendo de verificar a veracidade das ofertas e promoções. Nos pagamentos com cheque, este deve ser emitido nominal à loja e para os pré-datados a orientação é de que se anote no verso do cheque : "bom para a data....".

Qualquer que seja a modalidade do pagamento, a nota fiscal deve ser sempre exigida. Ela é o documento básico para a garantia ou para recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

Sugestões

Os produtos têxteis (roupas, tecidos, toalhas, etc) são muito procurados nesta época do ano. É preciso, no entanto, verificar a etiqueta de identificação, que é obrigatória. Nela, devem constar dados do fabricante ou importador, origem, indicação de tamanho, composição do produto e cuidados com a conservação ( forma de lavar, secar, etc). Ao comprar roupas, verifique a possibilidade de troca de produtos sem defeito. A troca nesse caso é uma liberalidade do estabelecimento. Algumas lojas já têm, inclusive, uma etiqueta afixada, contendo os prazos para possíveis substituições.

Quando a escolha for um eletroeletrônico, é possível solicitar, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. As informações quanto ao gasto de energia são importantes e a preferência deve ser dada a produtos certificados com o selo de organismos de inspeção. Equipamentos de informática e aparelhos celulares também merecem uma atenção especial e a aquisição deve levar em conta a real utilização desses equipamentos e possíveis gastos com contas. O manual, em português, e o certificado de garantia devem acompanhar os produtos.

Com os artigos de perfumaria, cosméticos e alimentos a atenção deve estar voltada aos rótulos desses produtos, onde devem constar o número de registro no Órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, modo de usar, dados sobre o fabricante ou importador e, em alguns casos, precauções e cuidados nona utilização ou manuseio.

O s brinquedos das crianças exigem um cuidado especial, verificando-se a existência do selo do Inmetro, que certifica a qualidade do produto e material utilizado na fabricação. Além do selo, é preciso ficar atento a outros detalhes na hora da compra: faixa etária para a qual o brinquedo é destinado; as instruções de uso e recomendações nas embalagens devem estar em língua portuguesa; maquiagem para brinquedos voltados às meninas não deve ser utilizada nas crianças; brinquedos com peças pequenas, pontas, com cheiro de frutas ou chocolate, não devem ser dados a crianças pequenas; o brinquedo comprado deve corresponder à publicidade ou ao escrito na embalagem da mercadoria.

As cestas de natal são outra opção para presentear, elas podem ser tradicionais ou montadas pelo cliente.

Aqui também o consumidor deve avaliar o que melhor atende a preferência e necessidade, lembrando que acessórios como flores, revistas, xícaras, entre outros, influenciam o preço final.

As realizar a encomenda por telefone, é preciso obter informações sobre conteúdo, formas de pagamento, número de itens, quantidade, qualidade, tipos de produtos, marcas, se estão inclusos artigos não alimentícios e data de entrega.

Procon-PR