GERAL

Conferência do Meio Ambiente debaterá mudanças climáticas

Com o tema “Mudanças Climáticas e o Papel do Cidadão”, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura – Semaa e do Ministério do Meio Ambiente, realiza, hoje, segunda-feira (26), a Conferência do meio Ambiente.

De acordo com a organização do evento, os efeitos do clima têm causado desequilíbrio em diversas regiões do país e seus reflexos são evidentes na produtividade de culturas agrícolas, na pecuária e na geração de energia hidroelétrica, além de enchentes e geadas em várias regiões, com estragos nas produções de alimentos, em particular nas regiões Sul e Sudeste do país.

A vulnerabilidade na área da saúde também é fato concreto, em especial relacionada à transmissão de doenças infecciosas, como malária e dengue, cujos vetores e parasitas são sensíveis as alterações do clima.

O evento abordará assuntos referentes às emissões antrópicas resultantes dos processos produtivos das indústrias, assim como as emissões de gás metano causada pela fermentação entérica dos rebanhos de ruminantes, além da conversão de florestas em atividades de agricultura e pecuária.

Quanto ao tratamento e a disposição de resíduos sólidos, a discussão será em torno do potencial de emissão de gases, dos resíduos de construção e demolição e ainda do resíduo de serviço de saúde. Outro assunto são os esgotos que possuem alto grau de conteúdo orgânico, como os provenientes das residências e comércio, além dos efluentes da indústria.

A Conferência discutirá, também, as maneiras de utilizar a Educação Ambiental, como ferramenta para treinamento e conscientização da comunidade e de que forma os estudos científicos poderão contribuir para investigar os impactos que as mudanças climáticas já estão causando no ambiente. O objetivo da conferência é dar contribuições que assegurem que a produção de alimentos não seja ameaçada e que o desenvolvimento econômico prossiga de forma sustentável.

Para dar início ao evento, logo após a abertura, marcada para as 16 horas, haverá uma mesa redonda compostas pelo articulador da Região Sul para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, Leandro César Signori, do Departamento de Responsabilidade Socioambiental – DCRS da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - SAIC do Ministério do Meio Ambiente – MMA. Farão parte da mesa o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, Rogel Martins Barbosa e o Secretario Municipal do Meio Ambiente de Maringá, Diniz Afonso, que ficarão à disposição para esclarecimentos.

PROGRAMAÇÃO
15 horas - Credenciamento e entrega do Regulamento da Conferência

16 horas - Abertura Oficial

16h30 – Mesa redonda (ANAMMA, COMDEMA e SEMAA)

17h15 – Exibição de filme documentário

18h15 – Intervalo

19 horas - Apresentação do Regulamento

19h15 – Grupos temáticos

20h30 – Plenária final de aprovação das propostas e moções

21h15 - Eleição dos delegados para a III Conferência Regional do Meio Ambiente do Paraná

21h45 - Homologação dos delegados e suplentes eleitos, e entrega do relatório para a coordenação do evento

22 horas – Coquetel de encerramento

Serviço:

Informações com o presidente do Comdema, Rogel Barbosa, pelo telefone 3221-1435.

PMM