COMUNICAÇÃO

Imprensa santista destaca Maringá como exemplo de planejamento.

O Jornal A Tribuna, de Santos (SP), divulgou nesta semana duas matérias destacando Maringá como exemplo de planejamento e modelo de participação da sociedade civil organizada junto ao Poder Público nas decisões que norteiam o desenvolvimento da cidade. As matérias foram resultado de uma visita técnica realizada por lideranças de Santos no início do mês.

A comitiva esteve em Maringá atraídas pelo índice de desenvolvimento e pelos altos investimentos na estrutura local. Eles participaram de reuniões com integrantes da Prefeitura, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM).

A primeira matéria, divulgada pelo jornal na terça-feira (12), intitulada “Maringá, exemplo de Planejamento”, relata como é possível planejar as ações ao longo dos anos e seguir esse planejamento independente da troca de governo. O resultado dessa organização é creditado ao Codem, que discute previamente os projetos do município e cobra o cumprimento do que foi planejado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santos, Omar Silva Junior, esteve em Maringá e se surpreendeu com os bons projetos e com a quantidade de recursos federais que a cidade recebeu nos últimos anos. “Maringá é uma cidade jovem, com boa representação no congresso Nacional e com consciência de seu planejamento. Toda cidade precisa ser planejada e espero que Santos consiga isso para os próximos anos”.

Entre as obras com recursos federais em Maringá, o jornal destaca a Vila Olímpica – com 120 mil m², ginásio climatizado e piscinas. Outros destaques vão para o rebaixamento da linha férrea, que melhorou a mobilidade urbana e o Contorno Norte, que será inaugurado em breve desviando o tráfico de caminhões pesados da avenida Colombo.

A segunda matéria divulgada pelo jornal, intitulada como “Maringá, em busca de novas vocações”, destaca a união do Poder Público e da sociedade organizada na busca de investidores que possam impulsionar o crescimento da economia local e regional. O texto destaca o Aeroporto Regional Silvio Name Junior como um local “de dar inveja” e mostra que a cidade está em busca de novas vocações com a criação do Parque Industrial e a instalação de uma indústria de aviões.

A estrutura ao lado do Aeroporto deve se tornar também polo farmacêutico, com a instalação do laboratório russo Biocad, que fornece medicamentos oncológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o prefeito, Roberto Pupin, a participação da sociedade civil organizada reflete nessa organização e no desenvolvimento local. “Os projetos mais importantes passam pelo Codem ou vêm dele. É um parceiro da Prefeitura, e não envolve questões partidárias”.

O ex-prefeito, Silvio Barros, também foi ouvido pela equipe de reportagem da Tribuna e ressaltou os investimentos privados recém-conquistados. “A vinda de investidores não acontece por acaso, não cai no colo de ninguém. São decisões tomadas pela administração municipal em conjunto com a sociedade que mudam o rumo da cidade”, concluiu.