ECONOMIA

Paraná segue líder na produção de grãos, segundo IBGE

O Estado do Paraná mantém a liderança na produção nacional de grãos na safra 2007/08, devendo colher um volume total de 28,44 milhões de toneladas. A previsão é do primeiro prognóstico unificado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra agrícola de 2008, divulgado nesta quinta-feira (08).

A metodologia de harmonização do prognóstico da produção agrícola entre os dois órgãos iniciou este mês, mas será intensificada nos meses seguintes. Nos relatórios divulgados nesta quinta-feira, o IBGE prevê um volume total de produção no País de 137,08 milhões de toneladas de grãos e a Conab prevê a colheita de 135,53 milhões de toneladas de grãos.

A Conab divulgou o detalhamento da participação dos Estados, enquanto o IBGE centrou suas estimativas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e nos Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia, que mantém safra de verão.

Nos resultados por Estados, divulgados pela Conab, o Paraná aparece em primeiro lugar no ranking da produção nacional de grãos, seguido dos Estados do Mato Grosso, que deve colher um total de 24,23 milhões de toneladas e do Rio Grande do Sul, que deverá colher 24,18 milhões de toneladas de grãos.

As culturas de destaque na produção agrícola paranaense são o feijão, milho, soja no verão e trigo no inverno. A previsão da Conab para as três safras de feijão plantadas no Paraná aponta para uma colheita de 707 mil toneladas, que corresponde a uma queda de 11,1% em relação ao ano agrícola que está sendo encerrado, quando foram colhidas 795,3 milhões de toneladas no Estado.

Bondenews