TRANSPORTE

Pignata representou Maringá em Fórum Nacional de Transporte Urbano e Trânsito

O secretário dos Transportes do município, Valdir Pignata, representou Maringá na 57º Fórum Nacional de secretários e dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, nos últimos dias 9 e 10, em Belo Horizonte (MG).

Foram discutidas na reunião questões como barateamento das tarifas de transporte coletivo urbano; financiamento do transporte e estatuto da mobilidade e o evento "Um dia sem meu carro"; motos, moto-táxi, moto-frete; como o governo federal estruturou o trânsito no Brasil e assuntos em andamento nas câmaras temáticas.

Também marcaram presença na reunião o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana/ Semob - Ministério das Cidades, José Carlos Xavier Grafite; o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ailton Brasiliense Pires; o presidente do Fórum Nacional de secretários e dirigentes de transporte urbano e trânsito da BHTrans e outros expoentes do assunto.

Pignata disse que a Setran objetiva aumentar a estatística da redução e mortes no trânsito e reduzir o problemas do número de acidentes de trânsito no município que, segundo ele, é o "grande dilema".

"Quanto ao número de acidentes, estamos trabalhando intensamente com campanhas educativas, de fiscalização".

O secretário destaca, ainda, que o excessivo número de veículos também é um dos fatores que contribuem para aumentar a estatística do número de acidentes.

Hoje o número é de 1,9 pessoa por veículo.

É uma das cidades do país que mais possuem veículos de acordo com o número de habitantes.

"Estamos incentivando o uso do transporte coletivo para que diminua o número de veículos na rua".

Pignata destaca que a tarifa de ônibus praticada em Maringá é uma das mais baixas do país.

"Neste ano, houve o aumento de 7,7% de usuários de transporte coletivo".

"O importante de participar das reuniões do Fórum é que há um enriquecimento do trabalho ouvindo experiências e situações de trânsito e transporte de várias partes do país", destaca o secretário dos transportes do município.

Segundo dados apresentados no Fórum, atualmente, no Brasil, existem 1.600 empresas de transporte coletivo urbano, com uma frota de 115 mil ônibus, gerando cerca de 1 milhão de empregos.

O faturamento é de 17 bilhões e a carga tributária de 30%.

Entre os duas 8 e 12 de agosto, Pignata vai representar Maringá no 15º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito em Goiânia (GO).

Informações com Valdir Pignata pelo fone 3901-1717.

Pmm