GERAL

Maringá recebe prêmio nacional por Observatório Social

O trabalho do Observatório Social de Maringá foi reconhecido nacionalmente. O projeto foi apresentado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) para concorrer ao prêmio Associação Comercial Referência, Região Sul, concedido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A premiação acontece nesta sexta-feira ( 9), durante o 17º Congresso Brasileiro CACB, que este ano acontece em Florianópolis, Santa Catarina. O prêmio da CACB destaca trabalhos sociais realizados por associações comerciais em todo o país.

No total, foram inscritos 41 projetos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, de 30 associações comerciais. Só na região Sul, foram dez trabalhos inscritos. Segundo o coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, o Observatório Social de Maringá se destacou entre os projetos inscritos pelo caráter inédito e pelos resultados obtidos. “O trabalho desenvolvido pelo Observatório pode ser disseminado para todo o Brasil.”

Rezende ressalta que, devido à importância das ações de monitoramento dos gastos públicos, a CACB pretende estimular a implantação do Observatório Social em outras regiões do país.

O Observatório Social foi criado pela ONG Sociedade Eticamente Responsável (SER), com apoio da Associação Comercial e envolve uma equipe de voluntários treinados pelo Tribunal de Contas da União para fiscalizar licitações municipais. Em menos de um ano de trabalho, o órgão auxiliou na redução dos gastos públicos em cerca de 30% e trouxe uma economia de mais de R$ 9 milhões para o município de Maringá.

Outra frente de trabalho do órgão é incentivar a participação de mais empresas nas licitações municipais, a fim de promover uma maior concorrência e evitar a cobrança de preços abusivos nos produtos adquiridos. Inicialmente, o projeto foi desenvolvido na Prefeitura. Agora, o Observatório passou a atuar também na Câmara Municipal.

O projeto nasceu por meio do Movimento pela Cidadania Fiscal, inspirado nas instituições inglesas que monitoram contas públicas, e já está fazendo escola: o grupo “Goioerê, Eu Acredito” (GEA) conheceu o projeto maringaense e trabalha para implantar um órgão semelhante no município.

Proe

Esta não é a primeira vez que a ACIM recebe a premiação da CACB. Em 2003, a entidade ganhou o prêmio Associação Comercial Referência com o projeto Programa de Orientação ao Estágio (Proe). Criado pela ACIM e hoje desenvolvido nacionalmente, o Proe foi considerado uma das melhores iniciativas do gênero do Brasil.

O Proe foi lançado no início de 2002, com o objetivo de incentivar e abrir espaço nas empresas para o estágio. Diversas associações comerciais do Paraná implantaram o programa, que hoje também está presente em outros 14 Estados, por meio de um convênio com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Na época em que a ACIM foi premiada, o programa concorreu com projetos de mais de cem associações comerciais do país.

ACIM