SERVIÇO

Copel faz campanha contra acidentes na rede elétrica

Em 2006, 97 pessoas tiveram algum tipo de acidente com energia no Paraná, sendo que 30% resultaram em morte ou lesões graves. Desse total, 36% aconteceram por causa do toque na rede elétrica com objetos ou com a mão, 7% durante tarefas de irrigação ou pulverização da lavoura, 5% em obras da construção civil e manutenção de prédios e 2% por causa de pipas que encostam na rede elétrica.

Para reduzir essa estatística, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e outras 63 companhias distribuidoras de eletricidade do Brasil iniciaram ontem a 2 Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. No Paraná, a campanha vai até domingo nas em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Maringá e Cascavel, onde a Copel tem sedes regionais. Cerca de 350 técnicos e voluntários farão distribuição de panfletos, de jogos de memória para crianças e protetores de tomadas. E vão orientar a população sobre os riscos e medidas de segurança.

Cinco veículos foram equipados para explicar como funciona a eletricidade, desde a geração até chegar às casas, além de mostrar a de utilizá-la sem desperdícios. Segundo Ronald Ravedutti, diretor de distribuição da Copel, nos últimos três anos aproximadamente 100 mil crianças ouviram recomendações sobre segurança em exposições nas escolas.

Os riscos mais comuns, diz Ravedutti, estão ligados ao toque da rede elétrica, seja em cabos e fios soltos ou durante procedimentos como poda de árvores, instalação de antenas, manuseio de hastes e ferros pela construção civil. Ou quando crianças empinam pipa. Outro fator de risco é a instalação de vários equipamentos em uma mesma tomada, qo que sobrecarrega a rede e resulta em risco de incêndio.

Bondenews