CULTURA

Exposição revela talentos de alunos do PETI

Começou nesta quarta-feira (24), a Exposição de Fotografias e Desenhos dos alunos que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) desenvolvido no Grupo Espírita Allan Kardec (GeaK). A mostra que termina no próximo dia 31 é resultado do trabalho dos alunos durante uma oficina ministrada por acadêmicos e professores da Faculdade Unifamma. Durante a abertura da exposição, a secretária da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Sandra Franchini, explicou que o trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, Geak e Faculdades Unifamma. “Esta é apenas uma semente que está sendo plantada nas crianças e adolescentes que têm acesso a melhor qualidade de vida e oportunidade de fazer o curso e aprender uma profissão”, destaca.

O professor coordenador do projeto, Jair Moreira, esclareceu que a preocupação das instituições envolvidas no projeto é auxiliar no desenvolvimento da inteligência, buscando a excelência dos alunos. “Essa oportunidade deve ser agarrada com todo o vigor. Sabemos que vocês têm capacidade para isso e vão longe”, disse o professor aos alunos presentes.

Para o diretor geral da Unifamma, Lupercio Casconi, o projeto representa as famílias de cada aluno. “Agradecemos aos pais e responsáveis que permitiram que os alunos participassem do curso e as instituições parceiros que confiaram na idéia. Espero que no futuro, os adolescentes se lembrem o quão importante foi participar do PETI.”

“Esta oportunidade representa uma alternativa de uma vida muito digna. Se vocês realmente gostam e têm talento para fotografia e desenho, continuem se empenhando, pois no futuro terão orgulho desta profissão”, disse o prefeito Silvio Barros, incentivando os adolescentes.

PETI

O PETI é um programa de transferência direta de renda do Governo Federal para as famílias de crianças e adolescentes em situação de trabalho, adicionado à oferta de Ações Socioeducativas e de Convivência, de manutenção da criança e do adolescente na escola e articulação dos demais serviços da rede de proteção básica e especial.

Em Maringá, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) gerencia o programa em escolas e instituições assistenciais.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o objetivo do PETI é erradicar todas as formas de trabalho infantil no país, em um processo de resgate da cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias. Em Maringá, 483 crianças são atendidas pelo PETI e todas participam de atividades multidisciplinares nos contraturnos escolares.

PMM