Consulta pública sobre modelo cívico-militar nas escolas municipais de Maringá encerra nesta quinta (9); saiba como participar
Pesquisa da Secretaria de Educação quer a opinião de famílias e profissionais da educação sobre a proposta.
A consulta pública sobre a possível implantação do modelo cívico-militar em escolas da rede municipal de Maringá entra na reta final. Os formulários online ficarão disponíveis até o dia 9 de julho.
A inciativa da Secretaria de Educação (Seduc) reforça que a participação do maior número de famílias, profissionais da educação, bem como da população em geral, é fundamental para basear estudos acerca do tema.
Um dos formulários é destinado aos pais e responsáveis por estudantes matriculados na rede municipal e está disponível na plataforma Conecta Seduc (acesse aqui). O outro é voltado à comunidade em geral, permitindo a participação de qualquer interessado (acesse aqui o link para comunidade em geral).
Os responsáveis por estudantes devem informar a unidade escolar onde o aluno está matriculado. Já os participantes da comunidade em geral devem indicar a escola municipal mais próxima de sua residência.
Até o momento, a consulta já conta com 1.805 participações, sendo 1.455 respostas da comunidade interna, formada por profissionais da educação e pais ou responsáveis por estudantes da rede municipal (62,5% favoráveis e 27% contrários).
Outras 350 respostas são da comunidade externa, composta por pessoas sem vínculo direto com as escolas municipais (51% favoráveis e 48% contrários).
A consulta pública está fundamentada nos princípios da gestão democrática do ensino público, previstos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que asseguram a participação da comunidade na construção e no aperfeiçoamento das políticas educacionais.
Os participantes respondem a questionários com perguntas objetivas e também têm espaço para registrar opiniões, sugestões, dúvidas e observações sobre o tema.
Após o término do prazo da consulta, em 9 de julho, a Seduc utilizará as informações coletadas como subsídio para a elaboração de estudos técnicos sobre o tema. A viabilidade da proposta será definida pela secretaria somente após a análise dos resultados e a avaliação técnica das contribuições apresentadas.
Leia também: