SAÚDE

Profissionais de saúde recebem capacitação sobre obesidade infantil

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem e psicólogos da Secretaria da Saúde receberam, nesta quarta-feira (10) treinamento dentro da programação da Semana de Prevenção da Obesidade Infantil. O tema abordado foi o Sistema de Vigilância Alimentar – Sisvan.

A nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde, Silvia Maria Bittar abordou o Sisvan. O sistema tem o objetivo de fazer o diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população brasileira. O monitoramento contribui para o conhecimento da natureza e magnitude dos problemas de nutrição, identificando as áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais acometidos de maior risco aos agravos nutricionais. Com o sistema, preconizado na década de 70, é possível detectar precocemente os desvios nutricionais como baixo peso ou sobrepeso/obesidade.

Também é o Sisvan o instrumento que acompanha o estado nutricional dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A coordenadora do curso de nutrição da PUC, Caroline Filla Rosaneli apresentou os resultados de uma pesquisa realizada sobre o assunto. A pesquisa foi feita com os 7 mil beneficiários da segunda vigência de 2006. Caroline concluiu que 10% das crianças atendidas pelo programa estão abaixo do peso ideal para a idade e 12% estão com sobrepeso ou obesidade em relação ao peso ideal para a idade. O aceitável é que até 5% das crianças estejam obesas.

A coordenadora ressaltou que hoje, mesmo nas classes mais pobres, há grande prevalência de consumo de produtos industrializados, como doces, salgadinhos e refrigerantes: “Hoje o consumo de industrializados não é mais diferenciado por classe social. O caminho para a redução desses índices é a reeducação alimentar, iniciada desde a infância”.

A programação da Semana de Prevenção da Obesidade Infantil tem continuidade até dia 16.

PROGRAMAÇÃO

11/10/2007

Apresentação de peça teatral, distribuição de cartilhas educativas, sorteio de brindes para alunos das Escolas Rosa Palma Planas e João de Faria Pioli, realizada por profissionais do posto de saúde Tuiuti

Publico alvo: Alunos de 1ª série

Horário: 8 às 11 e 13 às 17 horas

Local: Colégio José Darcy de Carvalho.

Horário: 14 horas

Evento:

-Introdução, falando sobre a obesidade Infantil;

-Demonstração do resultado da pesagem realizada no ano de 2006, com as crianças do Colégio;

-Pesagem das crianças;

-Dinâmica sobre alimentação Saudável;

-Distribuição da orientação sobre os 10 passos da alimentação saudável;

-Degustação de frutas.

Local: Escola Municipal Professora Agmar dos Santos

Atividade: Palestra com nutricionista e café da manhã para alunos da 4ª série
Horário: 9 horas

Recreação no Centro Municipal de Educação Infantil João XXIII, com brincadeiras voltadas para alimentação saudável, no período da tarde.

Orientações sobre obesidade infantil e recreação para crianças do bairro

Horário: das 13 às 17h

Local: Salão do PSF do Jardim Universo

Data: 16/10/2007

Capacitação para profissionais de saúde no anfiteatro da PUC

Publico alvo: agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde

Horário: 8 às 11 e 13 às 17 horas

Palestras:

- Pesquisa do GREPO - Amauri A. B. Oliveira – Prof. Dr. Associado do Departamento de Educação Física da UEM, Coordenador do GREPO – Grupo de Estudos da Obesidade

Pesquisa realizada entre os cadastrados no Programa Bolsa Família/SISVAN: Caroline Filla Rosanelli – Prof. Ms., Coordenadora do Curso de Nutrição da PUC Maringá.

Posto de Saúde Alvorada III

Data: 03, 10, 17, 24, 31/10 – grupos de crianças para a reposição de ferro, com os pais, faremos palestras sobre a obesidade infantil, com a equipe do PSF e a psicóloga.

Local: Salão Paroquial São Francisco

Horário: 14 horas

Posto de Saúde Iguaçu

De 08 a 11/10 o posto fará levantamento de dados das crianças que fazem parte do projeto AABB, com a intenção de identificar o perfil nutricional das crianças. Serão encaminhados para o posto de saúde para também verificar a vacina e a situação odontológica.

Será realizada abordagem pelos agentes comunitários de saúde no posto de saúde e orientações com cartazes.

Serviço:

Informações com a coordenadora do Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios, pelo telefone 3218-3181

PMM