TRÂNSITO

Blitze, teatro, debates e exposições são ações da Semana de Trânsito

No primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito, que enfoca neste ano o tema “O jovem e o trânsito”, o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, fez questão de frisar, na abertura das atividades na manhã de ontem, terça-feira (18), no Cine Teatro Plaza, que as atitudes de responsabilidade e respeito à vida devem ser tomadas diariamente e não somente uma semana ao ano. Alunos das redes municipal e estadual ouviram atentamente as autoridades que participaram da abertura do evento. “Vocês, estudantes, podem ajudar de forma constante para um trânsito melhor e mais seguro.

Quero pedir que sejam fiscalizadores de seus familiares quando eles estiverem ao volante, cobrando dos adultos o uso do cinto de segurança, os limites de velocidade, o respeito à sinalização, enfim lembrando-os de como devem se comportar no trânsito. Essa cobrança deve ser diária, assim certamente, vamos dar um grande passo para alcançar o objetivo de todos nós: uma Maringá sem acidentes e principalmente sem vidas ceifadas”, diz Guerlles.

Até o próximo dia 25 – encerramento da Semana, serão realizadas diversas atividades como debates, palestras em escolas, ações nas faixas de pedestre, teatro, feira de trânsito, panfletagem, blitze e outras ações que vão alcançar alunos das redes municipal, estadual e particular, jovens e adultos. As ações recebem o apoio das Polícias Militar e Rodoviária, Viapar, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Segurança, Detran, Núcleo Regional de Educação, arquidiocese, clubes de serviços, centros de formação de condutores e sociedade civil organizada.

Aproveitando o enfoque que o tema deste ano sugere, a Secretaria dos Transportes vai trabalhar o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens condutores através da abordagem “O jovem e o trânsito: para quem tem sede de viver”. Bottons, panfletos, adesivos e materiais alusivos ao tema serão distribuídos em bares da cidade. Blitze educativas, as mesmas realizadas na campanha “Viva e deixe viver” serão diárias.

O subcomandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Adilson Castilho Casitas, aprova o tema da Semana e confirma a importância de campanhas de conscientização. “O jovem – entre 17 e 25 anos – é o grupo mais vulnerável, já que tem mais exposição no trânsito sendo condutor, passageiro, ciclista, motociclista e pedestre. Por isso, a importância de atingir esse público que deve compreender a responsabilidade que assume ao sair de casa”.

Programação:

Quarta-feira (19)

9 e 14 horas – apresentação para escolas – Cine Plaza

Blitze Educativas
10 horas – Avenida Duque de Caxias x Brasil

11h30 – Colégio Platão – Rua Caramuru

15 horas -Avenida Brasil x Tv. Júlio Mesquita

16h30 – Colégio Gastão Vidigal – Rua Demétrio Ribeiro

19h30 – Entrega panfletos na Cachaçaria

Quinta-feira (20)

Teatro de bonecos

9 horas – Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva – Pq das Laranjeiras

14 horas – Escola Municipal João Batista Sanches – Jd Prolar

Blitze Educativas

10 horas – Avenida Brasil x São Paulo

11h30 – Colégio Evangélico – avenida Luiz Teixeira Mendes

15 horas – Avenida Cerro Azul – Justiça Federal

16h30 – Colégio Santa Cruz – Avenida Brasil

PMM