EDUCAÇÃO

UEM anuncia gratuidade de 500 inscrições para o vestibular

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio, anunciou, na última quarta-feira (29), para os representantes de dez núcleos regionais de educação sob a área de abrangência da UEM, a gratuidade da inscrição do Vestibular de Verão de 2007 para 500 alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas de 151 municípios.

Trata-se de uma proposta desenvolvida com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), por meio dos Núcleos, com o objetivo de permitir que estudantes com melhor desempenho acadêmico, dos colégios públicos do Paraná, na região de abrangência da UEM, participem do processo de ingresso no ensino superior público oferecido pelo Estado, mediante a inscrição gratuita no vestibular. A proposta visa, num futuro próximo, a elaboração de políticas de inclusão social integradas, entre as redes públicas de ensino médio e superior do Paraná.

No evento, ocorrido na sede do NRE de Maringá, Sperandio destacou a importância da aproximação entre o ensino médio público e a universidade pública. O vice-reitor da UEM, Mário Azevedo, disse que “a UEM está entre as 20 melhores universidades do País – ranking da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)/Ministério da Educação (MEC), e nós queremos o aluno da escola fazendo parte desta qualidade de ensino”.

Desempenho
Serão contemplados com a gratuidade da inscrição para o vestibular de verão deste ano, a ser realizado de 2 a 4 de dezembro, 500 alunos do total aproximado de 24.300 estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio público, nos cerca de 300 colégios estaduais de 151 municípios abrangidos pela UEM. Estes municípios integram os núcleos regionais de ensino de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Paranavaí, Umuarama e Pitanga.

A idéia é beneficiar o aluno do 3º ano do ensino médio com o melhor desempenho acadêmico em 2007, comprovado pelo histórico escolar. A UEM contemplará, com a gratuidade, um aluno por colégio com até 40 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio e dois alunos por colégio com mais de 40 alunos matriculados.

Caberá a cada núcleo regional de ensino articular com as direções dos colégios à participação no processo, incentivando a divulgação da gratuidade para os alunos. O Núcleo terá ainda a missão de acompanhar a seleção dos alunos, realizada pela direção do colégio, garantindo a observação dos critérios e prazos para o envio dos documentos à UEM. O Núcleo enviará, para a universidade, a relação dos alunos selecionados e inscritos no vestibular, por colégio, com o objetivo de obter a liberação do pagamento da inscrição.

Já a direção do colégio terá a incumbência de divulgar a gratuidade para os alunos, por meio da afixação de cartazes e da distribuição de panfletos. Além disso, cada direção deverá cadastrar os alunos interessados em participar do vestibular, selecionar o estudante conforme os critérios estabelecidos, proceder a inscrição do aluno no concurso, via internet (www.uem.br/vestibular) e encaminhar a documentação da inscrição do estudante para a UEM/Comissão do Vestibular.