EDUCAÇÃO

Cinco cursos de graduação da UEM conquistam nota máxima no Guia da Faculdade Estadão

Graduação em Zootecnia ficou em primeiro lugar no Brasil; outros 43 cursos conquistaram 4 estrelas.

Cinco cursos de graduação da UEM conquistam nota máxima no Guia da Faculdade Estadão
O ranking é responsável por classificar os cursos de instituições particulares e públicas nas modalidades presenciais e de ensino a distância. - Foto: Divulgação UEM

Cinco cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistaram a nota máxima 5 no Guia da Faculdade Estadão 2022, elaborado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” em parceria com a startup Quero Educação. Outros 43 cursos alcançaram a nota 4. 

O ranking é responsável por classificar os cursos de instituições particulares e públicas nas modalidades presenciais e de ensino a distância.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) foram convidadas para fazer parte do Guia. Segundo a organização do ranking, 637 cursos, distribuídos em 76 faculdades públicas no Brasil, atingiram a nota máxima este ano, um aumento de 25% em relação ao ano passado. 

As instituições públicas concentram 81% dos melhores cursos do Brasil.

LEVANTAMENTO — Foram avaliadas 1.325 instituições (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) brasileiras. Neste ano, o Guia avaliou pela primeira vez os cursos tecnológicos, que têm menor duração e são voltados ao mercado de trabalho. 

Para a elaboração do levantamento, mais de 10 mil professores universitários em todo o País são acionados para avaliar mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. 

Confira a lista de cursos da UEM classificados por 5 estrelas:

  • Zootecnia (bacharelado);
  • Farmácia (bacharelado);
  • Geografia (licenciatura);
  • Matemática (bacharelado);
  • Química (bacharelado).

ZOOTECNIA EM DESTAQUE — O curso de Zootecnia da UEM ficou em primeiro no ranking nacional da pesquisa, num rol de 105 avaliados, e foi o único do Paraná a atingir 5 estrelas, o que equivale ao conceito de excelência. 

“Esse destaque é resultado de um conjunto de fatores que se somam para um objetivo comum. Além do corpo docente altamente qualificado, a estrutura de laboratórios e setores da fazenda multifuncionais e as entidades estudantis fortemente atuantes, contamos com atividades de parcerias interinstitucionais e cooperação internacional em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, destaca o coordenador da graduação, professor Leandro Castilha.

Recentemente, o Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPZ) recebeu nota 6 (máximo é 7) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC.

Os cursos com quatro estrelas da instituição são: Arquitetura e Urbanismo; Letras – Português; Artes- Cênicas; Direito; Pedagogia (Maringá); Biomedicina; Estatística; Secretariado Executivo Trilíngue; Comunicação e Multimeios; Moda (Cianorte); Artes Visuais; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos (Umuarama); Bioquímica; Educação Física; Letras (tradução em língua inglesa) ; Meio Ambiente (Umuarama); Filosofia ; Matemática; Educação Física ; Medicina Veterinária (Umuarama); Ciência da Computação; Medicina; Engenharia Têxtil (Goioerê); Engenharia Agrícola (Cidade Gaúcha); Informática; Física (Goioerê); Engenharia Civil; Geografia ; Odontologia; Engenharia de Alimentos; Serviço Social (Ivaiporã); Pedagogia (Cianorte); Agronomia (Umuarama); Engenharia de Produção; Administração; História; Psicologia; Agronomia; Ciências Contábeis (Cianorte); Ciências Econômicas;  Construção Civil (Umuarama); e Engenharia Mecânica.

Universidade Estadual de Maringá