EDUCAÇÃO

Professores universitários temporários recebem reajuste

Foi autorizado pelo Governo do Estado a concessão do índice de 6,57% de reajuste salarial, já neste mês, aos 1.557 professores temporários das seis universidades e sete faculdades públicas estaduais do Paraná.

A medida estende o benefício concedido aos 5.189 professores efetivos das instituições estaduais de ensino superior que, no início deste mês, já obtiveram a autorização do reajuste na folha de pagamento de julho.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, disse que o reajuste foi viabilizado em atendimento a uma solicitação do Comitê em Defesa do Ensino Superior, que reúne os sindicatos da categoria.

O índice de 6,57% que os professores do ensino superior terão de reajuste neste mês corresponde à reposição da inflação acumulada desde setembro de 2005. O percentual foi estabelecido na lei sancionada pelo governador em maio (Lei nº 15.512/2007), que assegura acréscimo salarial a todas as categorias do funcionalismo público estadual e ainda estabelece o 1º de maio como data para revisão anual dos salários. Os reajustes, de acordo com a legislação, serão aplicados conforme os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.