VESTIBULAR

Paraná vai realizar vestibular dos povos indígenas

Pouco mais de 13 mil índios das etnias Caingangue, Guarani e Xetá vivem em 27 locais diferentes no estado.

As inscrições para o sétimo Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná começam dia 20 de agosto e terminam no dia 21 de setembro, de acordo com edital publicado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava. O vestibular é organizado pela Comissão Universidade para os Índios, formada por representantes de diversas instituições.

Segundo Paulo Langer, da Comissão do Vestibular na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Nacional do Indio (Funai) deverá visitar as comunidades indígenas do Paraná para divulgar o concurso e realizar as inscrições.

As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro. São 43 vagas distribuídas entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem direito a sete inscrições, e seis vagas para cada uma das instituições estaduais: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

"Candidatos de todo o país podem se inscrever para o vestibular da UFPR, mas para as estaduais apenas os candidatos nascidos em comunidades indígenas do Paraná", informou Langer.

Cada aluno receberá uma bolsa de ajuda de custo de R$ 350 da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Paraná tem pouco mais de 13 mil índios das etnias Caingangue, Guarani e Xetá, que vivem em 27 locais diferentes no estado.