ESPORTE

Projeto Pró-Handebol Social Unimed motiva crianças a praticar esportes

Um projeto destinado a crianças de 9 a 12 anos matriculadas em escolas municipais e estaduais, que tem como objetivo promover a inclusão através da educação esportiva e motivar a prática de exercícios e a vida saudável.

Assim é o projeto Pró-Handebol Social Unimed, que revela talentos, possibilitando a participação em categorias de base da Associação Maringaense de Handebol.

Esta foi a trajetória do atleta Joelber Romano da Silva, fruto dos 17 pólos do projeto, que hoje faz parte da equipe masculino Unimed/Maringá de handebol Júnior.

“Minha história no projeto começou aos 12 anos, na escola em que eu estudava, um dos pólos do programa”, destacou o atleta.

Depois de um ano treinando, Joelber, começou a se destacar na modalidade e viu no esporte uma oportunidade para o futuro.

“Foi através do projeto que cheguei até aqui.

Ele me trouxe grandes benefícios.

Ganhei bolsas de estudo em ótimos colégios, que me proporcionaram a oportunidade de estudar e crescer profissionalmente ao mesmo tempo”, revelou.

Joelber faz parte da equipe há sete anos e destaca que graças a esse projeto conseguiu importantes conquistas em sua vida.

“Passei em primeiro lugar no vestibular de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM, graças o apoio e incentivo que o projeto me proporcionou.

Hoje curso o terceiro ano da faculdade”, contou o atleta que é um dos jogadores revelação da equipe.

O projeto é desenvolvido em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria dos Esportes e Lazer, Associação Maringaense de Handebol, Unimed e Universidade Estadual de Maringá – UEM, com a coordenação do departamento de Educação Física.

Os atletas Felipe Mateus Augusto de Souza, 11 anos e Victor Hugo da Silva, 11, fazem parte do projeto há mais de 2 anos e afirmaram que gostam muito da modalidade.

“Além do esporte em si, aprendo também como me comportar melhor na escola, pois o handebol exige muita disciplina”, destacou Victor Hugo.

Iniciado em 2003, o projeto é desenvolvido nos bairros com a coordenação da Associação Maringaense de Handebol (AMH), patrocinado pela Unimed Maringá, e conta com apoio do curso de Educação Física da UEM e da Secretaria dos Esportes e Lazer de Maringá.

Destinado às crianças, o Pró-Handebol apresenta características diferenciadas em relação ao esporte para adultos, como dimensão menor da quadra, do gol e da bola.

Colégio Estadual Romário Martins, Colégio Estadual Juraci R. Saldanha Rocha, Colégio Estadual Dr. Felipe Bittencourt, Colégio Estadual Conjunto João de Barro, Colégio Estadual Adaile Maria Leite, Colégio Estadual Branca Mota, Colégio Estadual Theobaldo Miranda, Colégio Estadual Brasilio Itiberê, Colégio Estadual Instituto Educação, Colégio Estadual Gerardo Braga, Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros, Colégio Estadual Unidade Pólo, Colégio Estadual Parigot de Souza (Mandaguaçu), Colégio Estadual Maria B. Planas, Colégio Estadual Ipiranga, Colégio Estadual Vital Brasil e Colégio Estadual Gastão Vidigal.

Informações com o coordenador do Projeto Dourival Teixeira, pelo telefone: 3261-4315, ou no Departamento de Educação Física, Bloco M-6, câmpus universitário.