AÇÃO SOCIAL

Costura Industrial – São Silvestre: aulas terão início nesta segunda-feira

Tem início nesta segunda-feira (2), a partir das 8h30, o curso de costura industrial do Centro de Qualificação “Costurando a Cidadania”, do Jardim São Silvestre, que será realizado no centro esportivo do bairro.

Durante dois meses e meio, 32 alunas, organizadas em duas turmas, vão aprender técnicas para trabalhar com máquinas usadas em uma linha industrial do setor de confecções.

As aulas são gratuitas e serão realizadas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias da Mulher e Indústria, Comércio e Turismo, com o Serviço Nacional da Indústria – Senai.

Para implantar o curso, a Secretaria dos Esportes e Lazer cedeu o local para as aulas; a Secretaria da Mulher, as máquinas de costura e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o Serviço Nacional da Indústria – Senai estão responsáveis pela qualificação e certificado das alunas.

“A indústria do vestuário tem dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada.

A capacitação vai suprir a demanda de profissionais das empresas e proporcionar emprego à comunidade”, destacou a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.

O objetivo do curso é oferecer aos participantes qualificação profissional e oportunidade de emprego.

Grande parte dos participantes que iniciaram o curso nunca teve uma carreira profissional.

Foram necessárias 21 máquinas industriais, quatro ventiladores e um bebedouro para a realização do projeto.

Entre as máquinas que foram entregues estão de costura reta, bordadeira, galoneira, pespontadeira, interlock e overlock.

O Centro Esportivo São Silvestre, está localizada na rua Arthur Henschel s/nº, próximo à Escola Municipal Octávio Periotto.