UEM

Alunos de Ed. Física criam vídeos com atividades físicas para idosos da UNATI

Alunos de Ed. Física criam vídeos com atividades físicas para idosos da UNATI
Exercícios de pouco impacto, que trabalham a coordenação motora e o equilíbrio, são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos e diminuem o risco de depressão, doenças do coração, osteoporose, diabetes e alguns tipos de câncer. - Foto: Ilustrativo
Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolvem o projeto de extensão “Unindo Gerações” para ampliar o acolhimento das pessoas idosas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), durante a pandemia de coronavírus.

Os petianos, como são conhecidos os bolsistas, elaboraram uma metodologia de gravação de vídeos, que seguem um cronograma semanal e são distribuídos nas redes sociais, inclusive nos grupos de WhatsApp dos alunos da Unati.

A produção dos vídeos têm a orientação de docentes, que trabalham com diferentes temas como nutrição, lazer e saúde física. Nessa última, o treinamento corporal é realizado com alongamentos e treinamento corporal com pesos, fazendo uso de objetos disponíveis em casa.

A tutora, Larissa Lara, do Departamento de Educação Física, explica que os exercícios são elaborados para serem realizados com os recursos disponíveis em casa. “A ideia é estimular os idosos a praticarem as atividades em suas residências e se ocuparem no sentido de uma melhor qualificação desse tempo, cuidando melhor com seu próprio corpo. Os vídeos também têm característica geral que podem atender a outros grupos populacionais”.

Para a aluna Mylena Monteiro Costa, o projeto é uma oportunidade de aplicar a teoria à prática. “A experiência está sendo maravilhosa. Conseguimos colocar em prática o que aprendemos durante a graduação, oportunizando o enriquecendo da minha formação pessoal, acadêmica e profissional”.

“Adoro trabalhar com idosos. É um público que almejo em minha carreira profissional e, poder ajudá-los de alguma forma, em um momento como esse de pandemia que estamos passando, é enriquecedor!” conclui Mylena. Caso haja dúvidas, os alunos da Unati têm a sua disposição os contatos dos Petianos para esclarecer questões que possam surgir sobre os exercícios.

Universidade Estadual de Maringá