CIDADE

Ambulatório de Asma atendeu 50 pessoas no primeiro dia

Cinqüenta pacientes pré-agendados pelos 25 postos de saúde de Maringá inauguraram o atendimento, na quinta-feira (21), do Ambulatório de Asma do posto de saúde Aclimação.

O posto, que foi inaugurado na semana passada, além dos procedimentos de rotina oferecidos nas demais unidades de saúde, oferece tratamento para o problema respiratório, que compromete a saúde de 100 a 150 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde todos os anos duas mil pessoas morrem vítimas de asma no Brasil. Para evitar que as estatísticas cresçam, o ambulatório oferece à população atendimento de médico alergologista, que diagnostica o grau de severidade da doença e indica o tratamento adequado.

O primeiro agendamento no ambulatório é realizado através da unidade de saúde de referência de cada paciente. A abordagem inicial também pode ser realizada por profissionais do Programa Saúde da Família – PSF.

De acordo com uma das organizadoras do Ambulatório de Asma, Paula Sabioni Siqueira, com o acompanhamento específico para combater a asma o número de internações deve diminuir. “A prevenção e o tratamento adequado da doença reduzirão o agravamento dos casos”.

No ano passado profissionais que trabalharão no ambulatório passaram por capacitação, porém outro treinamento está previsto para ser realizado dentro de pouco tempo.

ASMA

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos com predisposição a essa inflamação é comum ocorrerem episódios de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação sensibiliza as vias aéreas, que reagem a alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios, por exemplo. É uma doença crônica, que não tem cura, mas pode ser controlada.

Os sintomas da crise grave de asma são chiado que começa como um pequeno sibilo e aumenta até se tornar um barulho estridente a cada respiração; tosse que piora em minutos ou horas; a pele do peito fica afundada – fenômeno chamado de retração. O peito pode parecer côncavo e as costelas aparecem a cada respiração; a expiração é mais demorada que a inspiração; a respiração fica mais rápida à medida que a pessoa tenta conseguir ar suficiente; as unhas e os lábios ficam azulados, especialmente em crianças; ansiedade e inquietação repentinas especialmente em crianças; fôlego curto.

Serviço:

O Ambulatório de Asma está localizado no NIS Aclimação, no bloco 5 do Cesumar (avenida Guedner 1610). Informações com a médica Paula Sabioni Siqueira, pelo telefone 3218-3143.

PMM