PARQUE DO JAPÃO

Prefeito recepciona comitiva de lideranças de Kakogawa

O prefeito Silvio Barros recepcionou na tarde de quarta-feira (20) uma comitiva de lideranças políticas e empresariais da cidade japonesa de Kakogawa, co-irmã de Maringá há 35 anos.

Liderada pelo vice-prefeito de Kakogawa, Kozo Hasegawa, a comitiva permanecerá na região por quatro dias. Ela é composta também pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Kakogawa, Hiroshi Nakayama; pelo secretário de Obras, Hidetaro Aoki; chefe do setor administrativo da Câmara, Hideki Fujiwara, e pelo encarregado geral da Associação Internacional, Toshinobu Kishimoto.

Durante a recepção, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, Silvio Barros destacou a importância da visita para o estreitamento de laços, já sólidos, de amizade entre as duas cidades e para a concretização do projeto de construção do Parque do Japão, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. “Por conta da execução deste projeto em Maringá, fui convidado para viajar ao Japão, no mês de setembro, integrando a comitiva da ministra do Turismo, Marta Suplicy, que já se mostrou disposta a contribuir com a construção do parque japonês em Maringá”, afirmou.

No final do encontro o prefeito recebeu do vice-prefeito de Kakogawa, Kozo Hasegawa, um recipiente utilizado em cerimônias típicas japonesas do chá verde e uma foto do pé de ipê amarelo, florido, plantado por ele durante a visita que fez à cidade japonesa em 2005. Em troca, Silvio Barros presenteou os integrantes da comitiva com peças de escultura em metal – feitas pelo artista plástico maringaense João Cardoso – representando as diversas fases do trabalho dos pioneiros para implantação da cafeicultura na região de Maringá.

Depois do encontro com o prefeito Silvio Barros a comitiva se dirigiu à Câmara Municipal de Maringá.

Programação

Na manhã desta quinta-feira (21) as autoridades japonesas participarão de uma reunião com a comissão coordenadora do projeto Parque do Japão e, em seguida farão visita à área que vem sendo preparada para receber as obras do complexo turístico. Ainda de manhã irão conhecer as obras do Novo Centro da cidade e á tarde farão visita às instalações da Usina Santa Terezinha.

Para a manhã de sexta-feira (22) estão previstas visitas ao viveiro de plantas da Cocamar e ao Centro Universitário de Maringá (Cesumar). À noite participação na solenidade comemorativa aos 60 anos da Acema.

Para a noite de sábado (23) está programado um jantar de despedida em um restaurante da cidade e na manhã de domingo, dia 24, a comitiva japonesa partirá para Foz do Iguaçu, onde visitará as Cataratas.

A vinda de lideranças da cidade de Kakogawa é a segunda visita oficial que Maringá recebe em menos de uma semana. No final da semana passada a Cidade Canção recebeu pela primeira vez o novo cônsul geral do Japão em Curitiba para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Soichi Sato.

Parque do Japão

Já de posse da licença prévia liberada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que autoriza o início das obras, o Parque do Japão ocupará uma área de 100 mil m² situada entre o Parque Itaipu e Jardim Industrial, na saída para Campo Mourão.

O projeto tem a finalidade de homenagear a colônia nipo-brasileira instalada na cidade e é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Prefeitura do Município de Kakogawa (Japão), entre outras entidades e instituições voluntárias.

A inauguração do complexo turístico, cultural e esportivo é previsto para o dia 22 de maio de 2008, durante as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil e possível vinda da família imperial à Maringá.

Atualmente o terreno, doado ao município, passa por trabalhos de terraplenagem em cinco níveis topográficos.

Entre as obras previstas para o local estão a implantação de um jardim japonês, a construção de um teatro para 500 lugares, uma sala de eventos regionais e um amplo ginásio de esportes de estilo arquitetônico contemporâneo japonês que atuará na formação de atletas de artes marciais, integrando um centro de excelência em Judô e Taekwondô para a região Sul do Brasil.

Serviço_________________________________________________

Mais informações: 3221-1425 / 3221-1471 (Seduh) / 9118-3378 (Mary Cristina)

PMM