CIDADE

A AeroBusiness Assessoria e Consultoria lança na quinta-feira (28) a Brasil Air Fair

A AeroBusiness Assessoria e Consultoria lança oficialmente, no dia 28 de junho (quinta-feira), no Bristol Metrópole Hotel, durante um café da manhã, a Brazil Air Fair – Feira Aeronáutica, que acontece em Maringá de 23 a 26 de agosto. As aeronaves permanecerão estacionadas na feira até a data do show e depois retornarão à base aérea de Pirassununga (SP).

O evento, com acrobacias aéreas, paraquedismo, exposições e negócios, tem o apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB). A expectativa dos organizadores é que 100 mil pessoas visitem a feira.

Representantes do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), a Esquadrilha da Fumaça, da FAB (Força Aérea Brasileira), visitaram o Aeroporto Silvio Name Junior, de Maringá, no dia 12 de junho, e aprovaram, sem restrições, as instalações, a pista e os detalhes do layout.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Brazil Air Fair está prevista para o dia 25 de agosto. Ao total, virão 18 oficiais, entre pilotos, mecânicos e anjos da guarda - pessoal de terra -, além do oficial locutor.

Paralelamente a Brazil Air Fair acontece o 6º Simpósio Internacional de Transportes Aeroviários (Sintraer) e uma etapa do campeonato nacional da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (Acro).

Também haverá uma exposição de aeronaves antigas e novas do Exército e da Marinha e vôos demonstrativos. Ainda terão mostras de aeronaves de membros de organizações como a Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Associação Brasileira de Aviação Experimental (Abraex) e Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

O principal foco da Brazil Air Fair é a bolsa de aviação leve e média, que representa cerca de 40% de toda a frota nacional de aeronaves e cresceu 34% no Brasil entre 1999 e 2005.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de construtores: são 444. Isso representa uma participação de 54% no mercado. Em seguida vem Minas Gerais (57 construtores), Rio Grande do Sul (55) e Paraná (50).

Em São Paulo há o maior número de indústrias do setor. São atualmente oito empresas em funcionamento. No Rio de Janeiro há quatro, duas em Minas Gerais, uma na Bahia, uma no Ceará e outra em Pernambuco.

A Brazil Air Fair tem patrocínio da Prefeitura de Maringá, Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA), Associação Brasileira de Artistas em Aviação e Espaço (Abaae), Aeroclube de Maringá, Abraex e Abul.

O evento tem o apoio Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas (Abaac), Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), Associação Brasileira de Fabricantes de Ultraleve (Abrafau), Spotter (fotografia de aviação), Centro Empresarial Aeroespacial de São José dos Campos, Sindag e Acro.