CIDADE

Moradores da região do Aclimação recebem novo posto de saúde

Moradores do Jardim Aclimação, Vila Rica, Zona Oito, Jardim Santa Mônica, Jardim Santa Rita, Parque Residencial Anchieta e parte da Vila Bosque contam, agoram com um novo posto de saúde. Trata-se do NIS II Aclimação, entregue à comunidade, em uma parceria inédita entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Maringá – Cesumar. O posto atenderá a uma área de abrangência de cerca de 8,2 mil pessoas.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, destacou que a parceria é um motivo de comemoração: “Quando recebemos a proposta do Cesumar, passamos pelo Conselho Municipal de Saúde e passamos o processo pela normatização do Sistema Único de Saúde – SUS. Esta é mais uma unidade da rede municipal e não exclusiva do Centro Universitário, como muita gente imaginava, e atenderá toda a população abrangida na região”. Anunciou, também, que no local deverá funcionar o ambulatório de asma, que atenderá à população de todas as idades.

O senador e reitor do Cesumar, Wilson Matos, declarou que o projeto faz parte das ações de responsabilidade social do Cesumar: “A instituição quer ir além do ensinar, quer integração plena com a sociedade”.

Para o prefeito Silvio Barros a entrega das obras é o resultado de uma proposta em que todos ganham: “A população, que não tinha unidade de referência, agora conta com um posto de saúde, a estrutura não necessitou de nenhum investimento da Prefeitura e os alunos do Cesumar poderão aprender com os profissionais que trabalharão nesta unidade”.

OBRA

A área da obra é de 710 metros quadrados e a construção foi realizada integralmente com recursos do Cesumar, que também se responsabilizou pela compra de todos os equipamentos. A Secretaria da Saúde disponibilizará pessoal e material médico-hospitalar. O projeto de instalação do NIS II Aclimação em um prédio de terceiros é inédito na rede do Sistema Municipal de Saúde Pública.

A estrutura do posto é composta de sala de inalação, sala de curativo, sala de vacina, sala de enfermagem, sala de acolhimento, sala de coleta, sala para reuniões, cinco consultórios, sala de pré e pós consulta, sala de administração, farmácia, sala de lavagem e esterilização e recepção ampla. O atendimento em saúde no local contemplará ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

PMM