UEM

Sete cursos registram pontuação máxima no Guia do Estudante

Sete cursos registram pontuação máxima no Guia do Estudante
Na edição de 2014, quatro cursos obtiveram cinco estrelas

Sete cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram a pontuação máxima no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. Com esse número a UEM supera a edição de 2014, quando quatro cursos receberam cinco estrelas.

No total, o Guia classificou 40 cursos da UEM, dois a mais que no ano passado. Além das sete graduações com cinco estrelas, 26 receberam quatro estrelas e sete ficaram com três estrelas.

Embora o Guia não trabalhe com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), a publicação da Editora Abril é uma referência importante, principalmente para o vestibulando que costuma utilizá-lo como uma ferramenta de consulta na hora da escolha do curso. E, nesse sentido, o bom desempenho da UEM pode ser um referencial para os vestibulandos, interessados na avaliação das condições de cursos de graduação, e também para a comunidade em geral que tem uma dimensão do potencial da Universidade.

A diretora de Graduação da Universidade, Solange Franci R. Yaegashi, destaca a qualificação do corpo docente da Universidade, bem como o desempenho dos estudantes nos exames de avaliação do Ministério da Educação, como fatores preponderantes na pontuação do UEM no Guia.

Critérios de avaliação - A publicação que chega às bancas no próximo dia 9, avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos – Pelo ranking do Guia os seguintes cursos receberam cinco estrelas: Agronomia (Maringá), Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática, Psicologia e Zootecnia. Entre as 26 graduações pontuadas com quatro estrelas estão: Administração; Agronomia (Umuarama); Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis (Maringá e Cianorte); Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Ciência da Computação; Direito; Engenharia Civil; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia Agrícola; Engenharia de Produção; Estatística; Enfermagem; Farmácia; Física; Medicina; Música; Odontologia; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo e Sistemas de Informação.

Os sete cursos que receberam três estrelas são: Design, Moda; Engenharia Têxtil; Educação Física (Ivaiporã); Serviço Social; Engenharia Mecânica e Medicina Veterinária.