CULTURA

Maringá sedia 8º Encontro Nacional de Mulheres na Capoeira com lideranças de vários estados

Evento fortalece a rede de mulheres na capoeira, promovendo troca de saberes e valorização da cultura afro-brasileira. Confira programação.

Maringá sedia 8º Encontro Nacional de Mulheres na Capoeira com lideranças de vários estados
Participam representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Bahia e diversas cidades do Paraná. - Foto: Felipe Halison

Nos dias 27 e 28 de março, Maringá sediará o 8º Encontro Nacional de Mulheres na Capoeira, reunindo lideranças femininas de diferentes regiões do país em uma programação voltada ao fortalecimento do protagonismo das mulheres na capoeira e nas culturas afro-brasileiras.

Promovido pelo Centro Cultural Sucena em parceria com o Coletivo Salve as Marias, o evento se consolida como um dos principais espaços de articulação feminina dentro da capoeira, reunindo representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Bahia e diversas cidades do Paraná.

Leia também:

Realizado no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o encontro terá dois dias de rodas de capoeira, oficinas, palestras e vivências, destacando a capoeira como ferramenta de resistência, ancestralidade e combate à violência contra as mulheres.

A abertura oficial acontece na sexta-feira (27), com apresentação do Coletivo Salve as Marias, seguida de roda de capoeira e samba de roda. No sábado (28), a programação inclui oficinas de capoeira com mestras convidadas, atividades formativas e momentos de diálogo sobre temas como autocuidado, nutrição, ações afirmativas e direitos das mulheres.

Entre os destaques estão a participação de Mestra Kelly (MG), Mestra Morena (PR) e professora Fran (MG) nas oficinas, além de palestra com a nutricionista Gabriela Alencar, oficina de dança afro com a professora Shirlei (GO) e roda de conversa mediada pela Ialorixá Mãe Gi, da Casa Mariabás.

Mais do que um evento cultural, o encontro fortalece a rede de mulheres na capoeira, promovendo troca de saberes, valorização da cultura afro-brasileira e incentivo à equidade de gênero.

A participação é aberta ao público, mas as oficinas exigem inscrição prévia com pagamento de uma taxa de R$ 100, enquanto a abertura é gratuita e com classificação livre.

SERVIÇO
8º Encontro Nacional de Mulheres na Capoeira
Dias 27 e 28 de março de 2026
Local: Centro Cultural Sucena (Av. São Judas Tadeu, 1887, Cj. Hermann Moraes de Barros)
Inscrições: https://forms.gle/SVGCG3DHCD1qpjg28
Mais informações: (44) 99721-3299 ou @grupo.sucena

2 Coelhos Comunicação e Cultura