SAÚDE

HU da UEM terá prioridade no orçamento federal para 2008

O ministro José Gomes Temporão disse que, no orçamento federal de 2008 para a área de saúde, o Hospital da Universidade Estadual de Maringá terá prioridade na alocação de verbas para a região.

A declaração ocorreu, no dia (4), durante audiência que o ministro concedeu, em Brasília, ao deputado federal Osmar Serraglio (PMDB); ao reitor Décio Sperandio e ao superintendente do HU da UEM, José Carlos Amador.

Temporão afirmou que sua política será voltada para o incentivo aos hospitais públicos, especialmente os universitários.

Médico de formação na área de saúde pública, o ministro da Saúde prometeu empenho no sentido de tentar destinar alguma verba de emenda parlamentar deste ano para o hospital universitário.

Após receber cópia do Plano Diretor do HU, que prevê a construção de cerca de 27 mil metros quadrados, Temporão perguntou e foi informado que o prazo para a conclusão das obras seria de três anos.

O orçamento é de cerca de R$ 30 milhões.

O hospital tem 9 mil metros quadrados e, caso fosse ampliado segundo previsão do Plano Diretor, passaria dos atuais 89 para 270 leitos.

A prioridade desta ampliação será a construção do setor de imaginologia, que abrigaria serviços como o Raio X, a tomografia e a ultrassonografia; e do bloco industrial, onde ficariam a cozinha e a lavanderia.