CIDADE

Homem é preso pela Guarda Civil de Maringá duas vezes no mesmo dia por corte irregular de árvores

Município reforça que a poda e a remoção de árvores são realizadas pela Secretaria de Limpeza Urbana.

Homem é preso pela Guarda Civil de Maringá duas vezes no mesmo dia por corte irregular de árvores
Os homens haviam sido contratados pelo proprietário do imóvel, que não estava no local no momento da abordagem. - Foto: PMM

Neste domingo (9), após denúncia por meio do telefone 153, a Guarda Civil Municipal de Maringá prendeu dois homens realizando o corte irregular de uma árvore no Jardim Alvorada. A Prefeitura de Maringá ressalta que os serviços de poda e remoção de árvores são realizados pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), mediante autorização do setor técnico responsável.

Os homens haviam sido contratados pelo proprietário do imóvel, que não estava no local no momento da abordagem. As motosserras foram apreendidas e os indivíduos encaminhados à 9ª Subdivisão Policial (9ª SDP). Poucas horas após serem liberados, a equipe da Guarda Civil Municipal foi novamente acionada para o mesmo endereço. Ao chegarem no local, os agentes encontraram um dos homens em cima da árvore, que estava praticamente toda cortada. O indivíduo foi preso novamente em flagrante e encaminhado à 9ª SDP.

Leia também:

“O mesmo indivíduo foi preso duas vezes no mesmo dia e local ao insistir no corte irregular. Esse tipo de atitude demonstra total desrespeito à legislação e ao patrimônio público. As multas e as medidas legais são severas, e o nosso objetivo é justamente desestimular esse tipo de comportamento. O cidadão precisa entender que a preservação ambiental e o cumprimento da lei são responsabilidades de todos, e que insistir no erro acarreta consequências graves”, afirmou o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves.

Orientações sobre serviços de arborização

A poda e a remoção de árvores são realizadas pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) após análise técnica do engenheiro florestal. A realização do serviço por terceiros sem autorização do município é crime, com aplicação de multa. Em breve, será iniciado o processo de credenciamento de empresas para prestação de serviços de arborização. As empresas deverão cumprir uma série de requisitos técnicos e de segurança para estarem credenciadas.

“A população não deve contratar particulares sem autorização para executar esse tipo de serviço, pois além de ser um crime ambiental, envolve riscos à segurança tanto de quem realiza quanto de pedestres e moradores. Quando o trabalho é feito pela Selurb, a responsabilidade é da Prefeitura. Já em casos de contratação de terceiros, além de configurar crime e gerar multa, não há como garantir a segurança nem a integridade das pessoas envolvidas”, destacou o secretário de Limpeza Urbana, Infraestrutura e Defesa Civil, Vagner Mussio.

Caso o contribuinte identifique alguma situação de poda ou remoção irregular, a denúncia pode ser feita pela Ouvidoria Municipal. É importante que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis como fotos, vídeos e placa do veículo para que o infrator seja identificado e multado. O sigilo do denunciante é garantido. A Guarda Civil Municipal também pode ser acionada pelo telefone 153.

Prefeitura de Maringá