Maringá terá oficina de criação teatral na perspectiva acessível
Saiba detalhes da atividade e como participar.

De passagem por Maringá a caminho do FETACAM – Festival de Teatro de Campo Mourão, o ator, diretor e pesquisador Fabricio Moser, que vive e trabalha no Rio de Janeiro, ministrará a oficina “Criação Teatral em Perspectiva Acessível”.
A atividade propõe um mergulho nas relações entre arte, diversidade e acessibilidade, reunindo artistas e agentes culturais interessados pela atividade teatral e suas relações produtivas com a cultura, a saúde e a educação.
Leia também:
- Inmet emite alertas de chuvas intensas para a região de Maringá; saiba mais
- Inscrições para Festival Garagem da Juventude 2025 são prorrogadas
- Maringá tem primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, informa Sesa
A partir de experiências práticas e teóricas, Moser convida os participantes a ampliarem suas percepções sobre a criação cênica, com foco na sensorialidade, diversidade e no enfrentamento das barreiras atitudinais, comunicacionais e também pedagógicas que limitam o campo das artes.
A proposta é resultado de uma trajetória dedicada à pesquisa e à prática da acessibilidade nos campos da arte, da cultura, da educação e da saúde. Em 2025, Moser conduziu, em Montevidéu, a residência internacional “Criação Teatral em Perspectiva Acessível”, no Teatro Solís, uma das principais instituições culturais da América Latina.
A experiência envolveu artistas uruguaios e estrangeiros e resultou em uma mostra pública acessível e em uma publicação sobre metodologias de criação baseadas em princípios de acessibilidade estética e sensorial.
Em Maringá, com a produção de Rachel Coelho – Dois Coelhos Comunicação e Cultura, a oficina é voltada a artistas da cena — teatro, dança, performance e circo — com formação ou experiência, além de professores, terapeutas e agentes dos campos da cultura, educação e saúde.
As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário online. O investimento é de R$ 80 e as atividades serão realizadas nos dias 17 e 20 de outubro, das 19h às 22h, no CAC Márcia Costa.
Sobre o ministrante
Fabricio Moser é doutor em artes cênicas pela USP, mestre pela UNIRIO e bacharel pela UFSM. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, e atua há mais de 20 anos como artista, pesquisador e professor nas áreas de teatro, acessibilidade e criação cênica. Desenvolveu oficinas, residências e projetos em Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha, Uruguai, Paraguai e Argentina, além de publicar artigos e ministrar conferências sobre teatro, diversidade e políticas culturais.
Entre seus trabalhos destacam-se Teatro e Acessibilidade, Mediação para uma Educação Acessível, Autismo, TDAH e Teatro e os solos Laura e Aquilo que Acontece entre Nascer e Morrer.