CULTURA

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Maringá com repertório de clássicos

Apresentação faz parte do projeto “Guaíra para Todos”, iniciativa que busca democratizar o acesso à cultura.

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Maringá com repertório de clássicos
Programa reúne os compositores universais George Frideric Handel, Franz Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. - Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) se apresentará em Maringá na próxima quarta-feira (15), às 20h, no Teatro Calil Haddad, com entrada gratuita. O teatro tem capacidade para 758 lugares e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes da apresentação.

O concerto integra a agenda estadual da orquestra e promete uma noite de celebração aos grandes mestres do período clássico.

Leia também:

O programa reúne quatro obras emblemáticas: a “Música Aquática: Suíte nº 2 em Ré Maior”, de George Frideric Handel, composta originalmente para apresentações ao ar livre nas cortes inglesas; a “Abertura da ópera Armida”, de Franz Joseph Haydn; a “Abertura de As Criaturas de Prometeu”, de Ludwig van Beethoven; e a “Sinfonia nº 35 em Ré Maior, K. 385 – Haffner”, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais conhecidas e celebradas do compositor austríaco.

O concerto será regido pelo maestro convidado Alexandre Brasolim, que também integra a Orquestra Sinfônica do Paraná.

“Normalmente temos muitas apresentações na Região Metropolitana de Curitiba, mas acho fundamental levar os concertos a outras cidades que não estão tão próximas da Capital. Sair das quatro paredes do Teatro Guaíra e levar a nossa música para pessoas que nem sempre podem vir até Curitiba é muito importante, porque a orquestra é de todos os paranaenses. E poder estar em Maringá, a cidade canção, será de uma alegria imensa”, afirma Brasolim.

A apresentação faz parte do projeto Guaíra para Todos, iniciativa que busca democratizar o acesso à cultura em todo o Paraná. O programa leva espetáculos de teatro, dança e música a diversas regiões do Estado, com o objetivo de formar novas plateias e aproximar o público da produção artística paranaense.

Com 40 anos de trajetória, a OSP já ultrapassou mil apresentações dentro e fora do Paraná, reunindo um repertório de mais de 900 obras catalogadas. Apenas em 2024, a orquestra alcançou mais de 90 mil pessoas, reafirmando seu papel como um dos principais conjuntos sinfônicos do Brasil.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica do Paraná em Maringá
Data: 15 de outubro de 2025 (quarta-feira), às 20h
Local: Teatro Calil Haddad – Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Maringá
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos

Agência Estadual de Notícias