O que fazer em Maringá em um final de semana
Opções incluem dicas gratuitas de lazer na Cidade Verde.

Maringá é conhecida pela integração entre a cidade e a natureza. As ruas arborizadas e as áreas de preservação mantidas em meio à paisagem urbana são chamariz para o turismo e também são opções de lazer para a população, que busca essas áreas verdes para descansar e se divertir durante o final de semana.
Além dos parques da cidade, todos com entrada gratuita, Maringá tem uma vida noturna movimentada, restaurantes, feiras de rua e atrações culturais. A cidade também abriga o monumento religioso mais alto da América do Sul, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, que impressiona pelo tamanho e pela arquitetura imponente.
Leia também:
- X-Tudo, salpicão, canjica e mais: guia internacional lista os 40 piores pratos do Brasil
- Ministério do Turismo muda regras sobre check-in e check-out em hospedagens
- Pesquisa mostra que veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas
Pensando em quem está passando por Maringá ou, então, buscando opções de lazer para o final de semana, o Maringa.Com preparou um guia com nove dicas de lugares imperdíveis para visitar na cidade.
Feira do Produtor da Vila Olímpica
Avenida Prudente de Morais, Zona 7

É uma ótima ideia começar o final de semana com um pastel de mini ovo, o sabor mais maringaense de todos, em uma das feiras mais tradicionais da cidade. Para acompanhar, também há barracas que vendem sucos e caldo de cana, além de diversas opções de alimentos, como frutas, verduras, legumes, pães, entre outros.
Parque Alfredo Nyffeller (Buracão)
Rua Bogotá, nº 755, Vila Morangueira

Para quem busca um lugar mais tranquilo, o Buracão é a alternativa ideal. Possui pista para caminhada em torno do lago, localizado no centro do parque, e espaços grandes de gramados bem arborizados, ideais para fazer um piquenique com a família ou descansar na sombra.
Parque do Ingá
Avenida São Paulo, nº 1086, Zona 1

Um dos símbolos da cidade, o Parque do Ingá também é um dos mais movimentados. Dentro do parque é possível admirar a abundância da natureza em meio à cidade movimentada e ver a fauna local, que possui diversas espécies de aves, além de saguis e pavões. Também é possível alugar um dos pedalinhos e se divertir no lago.
Aos domingos, as avenidas São Paulo e Laguna, em torno do parque, são bloqueadas para o tráfego de veículos e o local fica aberto para circulação de pedestres e ciclistas
Catedral de Maringá
Praça da Catedral, Zona 2

A Catedral é outro ícone de Maringá. A construção brutalista imponente no meio da cidade tem 124 metros de altura e está rodeada por uma praça recém-reformada, que faz parte do Eixo Monumental. No interior da igreja é possível observar o formato cônico e os vitrais que chegam a ter 20 metros de altura.
Quem está saindo do Parque do Ingá consegue chegar à praça após uma caminhada rápida pela Avenida Tiradentes.
Eurogarden
Avenida Sônia Guerra Nogaroli, nº 900, Eurogarden

O Eurogarden é um bairro novo e planejado de Maringá, com a sustentabilidade como foco principal, que possui uma grande área verde, ciclovias, café e arena para prática de atividades esportivas.
Mercadão Municipal
Avenida Prudente de Morais, nº 601, Zona 7

Para um almoço ou jantar especial, o Mercadão Municipal de Maringá possui opções variadas de restaurantes, que oferecem pratos inspirados na culinária de diferentes partes do mundo. Lá, é possível encontrar comida de boteco, japonesa, carnes assadas com inspiração nas parrillas argentinas, culinária contemporânea e brasileira.
Parque do Japão
Rua Tulípa, nº 987, Jardim Industrial

Um símbolo da influência do grande número de japoneses que imigraram para a região, o Parque do Japão é um espaço dedicado a celebrar a cultura milenar japonesa já tão presente na cidade..
Seu maior atrativo é o Jardim Imperial Japonês, que conta com um lago de carpas e diferentes tipos diferentes de árvores, com mudas que vieram do Japão especialmente para serem plantadas no local. Também é possível visitar a Casa de Chá, fazer refeições no restaurante do parque, que serve comidas típicas do Japão, e comprar lembrancinhas.
Conheça alguma cervejaria de Maringá

Nos últimos anos, as cervejarias artesanais de Maringá tem se destacado no cenário nacional graças à qualidade da cerveja produzida na cidade. Entre as de maior destaque estão a Horus, a Cervejaria Araucária e a Cathedral.
Convite ao Cinema

Aos sábados, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, a Secretaria de Cultura de Maringá oferece uma sessão de cinema gratuita. A programação é divulgada no perfil do Instagram da secretaria.