LAZER

O que fazer em Maringá em um final de semana

Opções incluem dicas gratuitas de lazer na Cidade Verde.

O que fazer em Maringá em um final de semana
Além dos parques da cidade, todos com entrada gratuita, Maringá tem uma vida noturna movimentada, restaurantes, feiras de rua e atrações culturais. - Foto: Instagram/@maringacom

Maringá é conhecida pela integração entre a cidade e a natureza. As ruas arborizadas e as áreas de preservação mantidas em meio à paisagem urbana são chamariz para o turismo e também são opções de lazer para a população, que busca essas áreas verdes para descansar e se divertir durante o final de semana.

Além dos parques da cidade, todos com entrada gratuita, Maringá tem uma vida noturna movimentada, restaurantes, feiras de rua e atrações culturais. A cidade também abriga o monumento religioso mais alto da América do Sul, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, que impressiona pelo tamanho e pela arquitetura imponente.

Leia também:

Pensando em quem está passando por Maringá ou, então, buscando opções de lazer para o final de semana, o Maringa.Com preparou um guia com nove dicas de lugares imperdíveis para visitar na cidade.

Feira do Produtor da Vila Olímpica

Avenida Prudente de Morais, Zona 7

Créditos: Instagram/@maringacom

É uma ótima ideia começar o final de semana com um pastel de mini ovo, o sabor mais maringaense de todos, em uma das feiras mais tradicionais da cidade. Para acompanhar, também há barracas que vendem sucos e caldo de cana, além de diversas opções de alimentos, como frutas, verduras, legumes, pães, entre outros.

Parque Alfredo Nyffeller (Buracão)

Rua Bogotá, nº 755, Vila Morangueira

Créditos: Instagram/@maringacom

Para quem busca um lugar mais tranquilo, o Buracão é a alternativa ideal. Possui pista para caminhada em torno do lago, localizado no centro do parque, e espaços grandes de gramados bem arborizados, ideais para fazer um piquenique com a família ou descansar na sombra.

Parque do Ingá

Avenida São Paulo, nº 1086, Zona 1

Créditos: Reprodução

Um dos símbolos da cidade, o Parque do Ingá também é um dos mais movimentados. Dentro do parque é possível admirar a abundância da natureza em meio à cidade movimentada e ver a fauna local, que possui diversas espécies de aves, além de saguis e pavões. Também é possível alugar um dos pedalinhos e se divertir no lago.

Aos domingos, as avenidas São Paulo e Laguna, em torno do parque, são bloqueadas para o tráfego de veículos e o local fica aberto para circulação de pedestres e ciclistas

Catedral de Maringá

Praça da Catedral, Zona 2

Créditos: Instagram/@maringacom

A Catedral é outro ícone de Maringá. A construção brutalista imponente no meio da cidade tem 124 metros de altura e está rodeada por uma praça recém-reformada, que faz parte do Eixo Monumental. No interior da igreja é possível observar o formato cônico e os vitrais que chegam a ter 20 metros de altura.

Quem está saindo do Parque do Ingá consegue chegar à praça após uma caminhada rápida pela Avenida Tiradentes.

Eurogarden

Avenida Sônia Guerra Nogaroli, nº 900, Eurogarden

Créditos: Instagram/@maringacom

O Eurogarden é um bairro novo e planejado de Maringá, com a sustentabilidade como foco principal, que possui uma grande área verde, ciclovias, café e arena para prática de atividades esportivas.

Mercadão Municipal

Avenida Prudente de Morais, nº 601, Zona 7

Créditos: Divulgação/Mercadão Municipal

Para um almoço ou jantar especial, o Mercadão Municipal de Maringá possui opções variadas de restaurantes, que oferecem pratos inspirados na culinária de diferentes partes do mundo. Lá, é possível encontrar comida de boteco, japonesa, carnes assadas com inspiração nas parrillas argentinas, culinária contemporânea e brasileira.

Parque do Japão

Rua Tulípa, nº 987, Jardim Industrial

Créditos: Arquivo/PMM

Um símbolo da influência do grande número de japoneses que imigraram para a região, o Parque do Japão é um espaço dedicado a celebrar a cultura milenar japonesa já tão presente na cidade..

Seu maior atrativo é o Jardim Imperial Japonês, que conta com um lago de carpas e diferentes tipos diferentes de árvores, com mudas que vieram do Japão especialmente para serem plantadas no local. Também é possível visitar a Casa de Chá, fazer refeições no restaurante do parque, que serve comidas típicas do Japão, e comprar lembrancinhas.

Conheça alguma cervejaria de Maringá

Créditos: Reprodução

Nos últimos anos, as cervejarias artesanais de Maringá tem se destacado no cenário nacional graças à qualidade da cerveja produzida na cidade. Entre as de maior destaque estão a Horus, a Cervejaria Araucária e a Cathedral.

Convite ao Cinema

Créditos: PMM

Aos sábados, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, a Secretaria de Cultura de Maringá oferece uma sessão de cinema gratuita. A programação é divulgada no perfil do Instagram da secretaria.

Maringa.Com