Transporte coletivo de Maringá começa a utilizar novas formas de pagamento a partir desta terça (12)
Bilhetes digitais por QR Code e cartão de crédito ou débito por aproximação serão implementados de forma gradual em toda a frota. Saiba detalhes.

Maringá terá, a partir desta terça-feira (12), um novo sistema de pagamento no transporte coletivo urbano. Os passageiros poderão pagar a tarifa utilizando QR Code pelo celular ou cartões de crédito e débito com tecnologia por aproximação.
O sistema continuará permitindo o uso do cartão físico do transporte urbano coletivo e garante a manutenção das gratuidades e benefícios já concedidos..
As novas formas de pagamento estarão disponíveis em todos os ônibus das rede municipal, que atende 65 linhas e realiza cerca de 85 mil viagens por dia. Além disso, também atenderão as 26 linhas dos municípios da região metropolitana. A implantação ocorrerá de forma gradual
Leia também:
- Acadêmicos podem receber bolsa mensal de R$ 1,1 mil para desenvolvimento de TCC
- Espetáculo “Emaranhar” terá apresentações gratuitas em Maringá
- Semana Literária do Sesc e Feira do Livro começam em 13 de agosto, em Maringá
- Ganhador de R$ 1 milhão do Nota Paraná descobriu prêmio “sem querer”
Uma das novidades é a liberação da catraca por meio do aplicativo Bipay, disponível para Android e iOS. Nele, o passageiro pode adquirir créditos com pagamento via PIX e gerar um QR Code para embarcar.
Essa opção preserva a integração entre as linhas urbanas e também com o sistema metropolitano.
A Integração Temporal Inteligente, por meio do aplicativo, permitirá utilizar uma tarifa para embarcar em dois ônibus diferentes dentro de um intervalo de tempo. Haverá desconto de 15% nas viagens entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30.
Quanto às linhas diretas para Sarandi e Paiçandu, o passageiro pagará tarifa integral na primeira viagem e 50% na segunda, no intervalo entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30
Outra possibilidade será o pagamento direto na catraca com cartões das bandeiras Visa, Master e Elo, desde que tenham a função de aproximação.
Este modelo não contempla integração entre linhas e visa atender principalmente usuários ocasionais.
O modelo atual permanece ativo, ou seja, o sistema continuará aceitando o cartão físico do transporte coletivo urbano. Ele pode ser recarregado na loja da TCCC no Terminal Urbano, em mais de 50 pontos credenciados ou diretamente pelo aplicativo.
Os benefícios como gratuidade permanecem disponíveis apenas via cartão físico do transporte coletivo..