Governo do Paraná abre 251 vagas para residência técnica em instituições do estado
‘Restec Integre’ oferece bolsas mensais de R$ 3,3 mil com vagas em 13 cidades.

Profissionais recém-formados em 31 áreas podem se inscrever a partir desta terça-feira (22) na nova edição do programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre) do Governo do Paraná.
São, ao todo, 251 vagas, sendo 220 para três municípios da Região Metropolitana de Curitiba e o restante para oito cidades do interior, incluindo Maringá e Londrina. As inscrições simplificadas, que seguem abertas até 3 de agosto, são gratuitas e realizadas de forma online.
Leia também:
- Dicas de como manter as crianças longe das telas durante as férias escolares
- Além do Titanic: conheça quatro navios naufragados que entraram para a história
- Observatório de Greenwich divulga as imagens finalistas do concurso de fotografias do céu
- Guia Gastronômico: cafeterias para conhecer em Maringá
A prova da seleção também será aplicada no formato online, no dia 22 de agosto. No ato da inscrição, os candidatos precisam escolher as respectivas cidades e instituições em que pretendem desenvolver as atividades práticas de forma presencial.
Segundo o cronograma estabelecido no edital, as atividades estão previstas para começar em meados de outubro, com duração de dois anos.
Nesta terceira edição, a Restec Integre conta com vagas disponíveis para 15 instituições do Poder Executivo Estadual em 13 cidades, incluindo oito secretarias, quatro autarquias, uma empresa pública, uma fundação e um órgão de regime especial. Clique aqui e confira o edital completo.
"Esta iniciativa consolida o compromisso do Estado em formar profissionais qualificados para impulsionar a transformação digital no serviço público, capacitando novos talentos para os desafios da administração pública e fortalecendo a inovação como um pilar estratégico do desenvolvimento institucional", afirmou o coordenador da Restec Integre, professor Marcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Nesta edição, o edital da Restec Integre oferece vagas para profissionais com até três anos de formação em diversas áreas. No campo das Ciências Sociais Aplicadas, são contemplados cursos como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Estatística, Jornalismo, Letras, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Serviço Social.
Também há oportunidades para profissionais das Ciências Biológicas e da Saúde, incluindo Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Medicina Veterinária. Na área das Engenharias, são aceitas formações em Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Florestal.
O edital contempla, ainda, profissionais com formação em Tecnologia, como Análise de Sistemas, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.
As vagas estão distribuídas em diversas instituições do Paraná, incluindo secretarias estaduais, entre elas: Administração e da Previdência (Seap), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Comunicação (Secom), Cultura (Seec), Fazenda (Sefa), Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Saúde (Sesa), além da Controladoria Geral do Estado (CGE).
Também estão previstas vagas para autarquias como o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Completam a lista a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Fundação Araucária, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Receita Estadual.