Cobertura vacinal da gripe atinge 51% do público-alvo em Maringá
Prefeitura reforça importância da imunização em época de aumento de casos de síndromes respiratórias.

A cobertura vacinal contra a gripe atingiu 51% do público-alvo em Maringá (crianças, idosos e gestantes), de acordo com a Secretaria de Saúde. O número é distante da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90%, e o município precisou definir estratégias para aumentar a imunização dos grupos prioritários.
“Estamos ampliando o acesso à vacinação e levando a imunização cada vez mais perto das pessoas. A próxima ação será neste sábado (5,) e domingo (6), no Shopping Avenida Center. Contamos com o apoio e a conscientização da população para que todos se vacinem e ajudem a construir nossa Maringá saudável”, destaca o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Das 109 mil pessoas do público-alvo, apenas 56 mil se vacinaram contra a gripe. Segundo a Prefeitura, desde o início da campanha de vacinação contra influenza no município, foram aplicadas cerca de 122 mil doses, incluindo grupos prioritários e população em geral.
Leia também:
- SUS passa a oferecer implante contraceptivo hormonal
- Paraná registra 1.116 novos casos e 88 óbitos por síndromes respiratórias
- Maringá confirma participação na Caminhada do Meio-Dia, ação de combate ao feminicídio
Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode tomar a vacina, que está disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacinação da Secretaria da Saúde.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação. Não é preciso agendar previamente.
“A vacina é fundamental para evitar que quadros gripais evoluam para formas graves, principalmente em quem já tem algum fator de risco. Vacinar é um ato de cuidado com toda a comunidade”, destaca coordenadora de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, Edlene Goes.