Alunos da rede pública terão pré-inscrição automática no Enem, de acordo com ministro da Educação
Em publicação nas redes sociais, Camilo Santana também afirmou que exame voltará a fornecer certificação do ensino médio.

Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública estarão pré-inscritos na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) automaticamente, de acordo com o anúncio realizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite desta quinta-feira (22).
O ministro explicou que os estudantes precisam apenas entrar na Página do Participante, no site do Inep, confirmar a participação e escolher entre inglês e espanhol para a prova de línguas.
Os alunos do terceiro ano da rede pública também têm garantida a isenção da taxa de inscrição.
Leia também:
- Dia da Criança Desaparecida: Polícia Civil do Paraná reforça orientações
- Câmpus sede da UEM passa a oferecer nova graduação em 2026; saiba mais
- Decreto proíbe modalidade EaD em cinco cursos superiores; saiba mais
Certificação do ensino médio
Outra novidade anunciada é o retorno da obtenção do certificado do ensino médio por meio do Enem. A medida vale para participantes com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica.
Esse modelo de conclusão da etapa existiu até 2016 e foi substituído pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017. Os participantes precisavam atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e mais de 500 pontos na redação.
O edital com as mudanças será publicado na noite desta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União. As inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira (26).